Reflexão do Evangelho de Quinta-feira – 19 de Dezembro


Reflexão do Evangelho de Quinta-feira – 19 de Dezembro

Lc 1, 5-25: Anúncio do nascimento de João Batista

        

Zacarias e sua esposa, já de idade avançada, vivem estéreis, sem filhos. Certa feita, estando no Templo, coube a Zacarias, “conforme o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso”, enquanto todo o povo permanecia do lado de fora. Eis que lhe aparece o Anjo do Senhor, dizendo-lhe, de modo preciso, que a sua esperança irá se concretizar: “Não tenhas medo, Zacarias, porque a tua súplica foi ouvida, e Isabel, tua mulher, vai te dar um filho, ao qual porás o nome de João”. Ditas no Templo, durante um ato litúrgico, suas palavras adquirem um valor amplo e profético. Elas correspondem à prece de Zacarias e também à súplica de todo o povo fiel, como conclui o próprio anjo ao dizer: “Terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento”, pois ele preparará o caminho e a vinda do Senhor (v.17). Pasmo e com dúvidas, Zacarias pergunta: “De que modo saberei disso?” O Anjo o tranquiliza e indica que as suas palavras brotam da vontade de Deus: “Eu sou Gabriel; assisto diante de Deus e fui enviado para anunciar-te esta boa nova”. Mas por causa de sua dúvida, “tu permanecerás mudo até o dia em que isso acontecer”, acrescenta o Anjo.

Todo o relato tem um alcance bastante amplo. O fato da esterilidade de sua esposa é imagem do povo de Israel, distante do Senhor e que necessita de penitência e de uma transformação de vida. Nesse sentido, é admirável o fato de S. Lucas, já no início do Evangelho, referir-se ao Espírito divino para indicar que João Batista “ficará pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe, e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus”. Nisto ele faz entrever, em profundidade, a missão de Jesus, como assinala S. Beda, ao interpretar as palavras do Anjo a Zacarias “tua prece foi ouvida”, que corresponderiam “não diretamente à súplica por um filho, pois Zacarias considerava tal fato como impossível, mas ‘à oração’ pela salvação de todo o povo. E essa oração foi ouvida por Deus”.

         Portanto, embora se fale do nascimento de João Batista, a ideia central do relato é a vinda do Salvador, princípio de uma nova humanidade e fonte da comunicação do Espírito Santo aos homens.  O próprio nome imposto à criança João, que significa “graça de Deus”, aponta para a história da Salvação. A Zacarias, o Anjo anuncia que seu filho será apresentado como o precursor do Messias e “ficará pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe”. Por João, todos os filhos de Israel serão convocados a participar da liberdade abscôndita do Mistério de Deus. A própria mudez de Zacarias é sinal do apelo para que todos se deixem guiar por Deus, pois o grande Senhor se aproxima.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro