Reflexão do Evangelho de Sexta-feira – 20 de Dezembro


Reflexão do Evangelho de Sexta-feira – 20 de Dezembro

Lc 1, 26-38: Anunciação do Senhor

                           

          O arcanjo Gabriel anuncia a Maria que o Espírito Santo descerá sobre ela e a cobrirá com a sua sombra, assim como a nuvem, presença de Deus, tinha descido sobre o monte Sinai. Por isso, aquele que nascer dela será santo e chamado Filho de Deus. Com a resposta: “Seja feita a tua vontade”, Maria abre, por assim dizer, a humanidade à ação santificante do Espírito divino, que preside ao nascimento de Jesus. Nesse sentido, S. Justino e S. Irineu irão considerar esta passagem à luz do relato do gênesis, traçando um paralelo entre Maria e Eva, “mãe de todos os viventes”, entre o “fiat”, o faça-se da anunciação, e a desobediência dos primeiros pais, causa decisiva do pecado original. De fato, à pergunta de Maria “como é que vai ser isso?”, o anjo a leva à fé e à obediência, ao contrário do anjo mau que incita Eva à desobediência e à incredulidade.

         Acentuado pela Tradição antiga, também pelos comentadores contemporâneos, tal paralelismo, longe de ser artificial, oferece ao acontecimento um alcance absolutamente universal. Observa S. Beda: “Como Eva trouxe no seio toda a humanidade condenada ao pecado, agora Maria traz no seu seio o novo Adão que, com a sua graça, dará vida a uma nova humanidade”. Aquele que nasce de Maria é um dentre nós, capaz de englobar todos nós, incluindo todas as possibilidades de nossa humanidade, sem excluir nada de cada um, a não ser o pecado. Por isso, não seria ousado declarar que Ele só podia fazer-se homem nascendo da Virgem Maria, herdeira da história da salvação.

         Se na origem, houve o casal Adão e Eva, agora, no princípio da nova criação, também há uma mulher e um homem, José, indicado como sendo “da linhagem”, “da casa de Davi”, o que atesta o cumprimento das profecias e proclama que Jesus é o Messias esperado e anunciado pelos profetas. Mais vigorosa ainda torna-se a realização das profecias, pois ao dizer que “o anjo Gabriel foi enviado por Deus”, acentua-se que ela procede do alto e que é iniciativa do Deus Altíssimo. Eis o supremo mistério da fé cristã: Aquele que nasce da Virgem Maria é o Messias Salvador, que, por sua natureza, é humano e divino.

         A saudação inicial: “Ave, cheia de graça” declara ser Maria efetivamente “cumulada de graça”, dom divino, não proveniente de seus méritos, mas fruto da suprema benevolência de Deus. Por graça divina, ela é concebida sem pecado original, o que a torna Templo ou morada (shekinah) da glória de Deus, da qual nascerá Jesus (Yoshua, que significa “Yah é Salvador”), o Filho do Altíssimo, cujo “Reino não terá fim”.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro