Reflexão do Evangelho de Sábado – 21 de Dezembro


Reflexão do Evangelho de Sábado – 21 de Dezembro

Lc 1,39-45 - Visitação de Nossa Senhora

                           

A saudação do anjo a Maria, “alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”, designa-a como cumulada da graça e do favor divino (kecharitoméne), e de modo permanente (cháris), uma vez que a graça divina habita em sua vida, desde sempre. Se o pecado significa fechar-se a Deus e aos irmãos, a graça divina outorga ao ser humano uma qualidade sobrenatural, demonstrada por Maria, cujo coração é voltado para o Senhor em total sintonia com a sua vontade. Ao Anjo, ela responde: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade”, pois nela não há qualquer sinal, por menor que seja de egoísmo ou de fechamento aos desígnios do Pai. E por estar entregue a Deus, ela é toda disponível aos seus semelhantes. Por isso, destaca-se a presteza com que ela se encaminha à casa de Isabel, indo imediatamente ao seu encontro para servi-la. A confirmação do apelo de Deus, ela experimenta no interior de uma vida doada ao Filho e aos seus semelhantes.

No encontro com sua prima Isabel, esta movida pelo Espírito Santo louva Maria e o fruto de seu seio como realização das promessas feitas a Abraão e à sua descendência. Em sua generosidade, Maria coloca-se a serviço de sua prima. Doação graciosa e humilde, manifestada no “Magnificat”, cântico de agradecimento pelas maravilhas realizadas em sua vida: “Minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva”. A “cheia de graça” está unida ao Filho do Altíssimo, que, em seu ventre, se revela frágil, na regência da bondade e na limpidez da benevolência.  A criatura se sintoniza com o seu Criador, “seu Senhor e Deus”, que não se manifesta em majestade e força, mas sim na benignidade e gratidão daquele que serve. Ela acolhe “o Filho muito amado” e o louva na jovialidade de ser como só ele consegue ser: todo serviço no amor. Maria serve Isabel, na sinceridade do seu coração. Com o grande professor do século XII, S. Anselmo, confessamos: “Sem o Filho de Deus nada existiria, sem o Filho de Maria nada seria redimido”.

Sua vocação e fé tornam-nos mais disponíveis e generosos ao chamado de Cristo, colocando-nos a serviço de todos para conduzi-los, com ela, ao seu Filho Jesus. Sua mediação é essencialmente mediação materna, que se repete perpetuamente através da história. No final do hino, ela evoca a promessa feita “em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”, promessa que simboliza o universalismo do Evangelho e de sua missão mediadora na ação salvadora de seu Filho. 

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro