Reflexão do Evangelho de Domingo – 29 de Dezembro

Reflexão do Evangelho de Domingo – 29 de Dezembro
Mt 2, 13-15. 19-23 – Jesus, o Nazareu (Sagrada Família)

         Após a fuga para o Egito e a morte dos santos inocentes, advertido em sonho, José segue as indicações divinas e se dirige à cidade de Nazaré na Galileia. O evangelista S. Lucas a ela se refere por ocasião da Anunciação e, com naturalidade, após a Apresentação no Templo, ao relatar o retorno de Maria e José a uma cidade da Galileia. Região citada pelo profeta Isaías, da qual resplandeceria uma grande luz, que o Evangelho descreve presente no início da pregação de Jesus.
         S. Jerônimo reporta-se ao “lugar onde a terra fez florescer o Salvador, donde se elevou o germe justo e a flor do tronco de Jessé. Lugar chamado Nazaré que em hebraico significa: Santidade, Germe, Flor, Ramo”. No entanto, aquele que lá cresceu não só é conhecido como Nazareno, pelo seu nascimento, mas também como Nazareu, denominação ligada ao termo “Nazir”, que indica os que fazem votos de “nazirenato” ou se “colocam à parte para Deus”. Nesse sentido de consagração a Deus, Jesus é chamado “Santo”, o “Santo de Deus” por excelência. Segundo Rupert de Deutz, foi São João quem viu este título como “essencial à identidade do Crucificado”. “Não só por ser Ele o Salvador e Rei – títulos que lhe eram atribuídos como um crime – mas por ser verdadeiramente o Santo, significado pela palavra ‘nazarenus’”. Aliás, no momento da crucifixão, o mesmo evangelista nos transmite o título que identifica a messianidade de Jesus: “Jesus Nazarenus, Rex Judaeorum”.               
         Mas vamos à casa do “filho do carpinteiro” em Nazaré. Junto a Maria, que “guardava tudo em seu coração”, aprendamos algumas lições da Sagrada Família. Maria, mãe extremosa, e José, solícito no seu silêncio, compõem o quadro da infância de Jesus e nos colocam na dinâmica espiritual da vida familiar. A simplicidade e a beleza austera de Nazaré nos assinalam a tarefa prioritária da comunhão no amor, de maneira que a família é considerada verdadeiramente como o coração da “civilização do amor”, no dizer do Papa João Paulo II. Um imperativo torna-se presente: viver e respeitar a grandeza da família, lugar privilegiado em que os filhos são chamados a crescer em um ambiente de carinho e de comunhão, fundado na caridade-doação do próprio Deus.
A casa de Nazaré constitui para nós escola de santidade, de respeito e de solidariedade. A Sagrada Família manifesta o universo moral da família e nos permite trilhar o caminho da reconciliação com Deus e com os irmãos, num recíproco enriquecimento e numa doação permanente. Aprende-se a existir (ex-istir), a sair de si, e a se comprometer com Deus, com os irmãos e com a natureza. Valorizar a família é reconhecê-la como o oxigênio básico e necessário para alimentar a sociedade humana. Nazaré é a escola do Evangelho do amor e da vida.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro