Reflexão do Evangelho de Segunda-feira – 16 de Dezembro


Reflexão do Evangelho de Segunda-feira – 16 de Dezembro

Mt 21, 23-27: Questões sobre a autoridade de Jesus

        

         De cidade em cidade, Jesus passa ensinando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Ele percorre a Galileia trazendo esperança à população simples e carente. Ela o aclamava e o seguia. Em Jerusalém, ele não se cala, nem se intimida diante dos doutores e sacerdotes, que não o veem com bons olhos. Também aí, ele ensina e as multidões aglomeram-se para ouvi-lo. Uma delegação do Sinédrio, supremo conselho do povo judeu, constituído por sacerdotes e escribas, aproxima-se dele para interrogá-lo: “Com que autoridade fazes estas coisas?” Quem lhe teria outorgado o poder de ensinar?

À diferença dos greco-romanos, que consideravam o poder como algo obtido e consolidado pela força, Israel o vê como dom concedido por Deus em vista de uma missão ou do exercício de uma tarefa em benefício do povo. Colocando-os nesse contexto, Jesus remete-os a João Batista e responde, à maneira rabínica de discutir, com outra pergunta: “O batismo de João era do Céu ou dos homens?”. Os escribas e sacerdotes ficam pasmos e nada respondem, pois o povo o tinha como um profeta. A mesma conclusão caberia a Jesus, cuja autoridade se expressa na força profética de seus ensinamentos, no perdão dos pecados e na ordem dada aos demônios.  

Nesse sentido, observa S. Agostinho: “Assalta-os o temor de eles serem apedrejados pelo povo, que considerava João Batista um profeta. Outro temor ainda maior os invade: o de confessar a verdade. Por isso, eles respondem com falsidade: ‘Não sabemos’”. Jesus não contesta, deixando-os ainda mais perplexos: se João tinha autoridade, quanto mais Ele! Sua autoridade repousa, sobretudo, em seus ensinamentos. Se milagres acontecem, não são eles, porém, o essencial de sua missão. A multidão, que o acompanha, reconhecendo seu amor misericordioso, sua generosidade e o coração compassivo diante do sofrimento e das dores de cada pessoa, crê em suas palavras. Ela se sente amada e o considera um enviado de Deus, que age e fala por Ele.

Seus adversários não o compreendem, particularmente, como destaca S. Beda, “por duas razões. Os que o procuram, por serem incapazes de entender o que buscam ou porque são indignos de se abrirem à sua palavra, minados pelo ódio ou pelo desprezo à verdade”. Após dizerem “não sabemos”, eles se calam, pois para eles a autoridade não compreende serviço e disponibilidade. E, em sua autossuficiência, eles não são capazes de conceber a humildade como expressão do amor desinteressado, o que leva Tertuliano a dizer que “eles não conseguiam dar uma resposta consistente, pois não entendiam nem acreditavam”.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro