Reflexão do Evangelho - Quinta-feira, 17 de novembro



Reflexão do Evangelho
Quinta-feira, 17 de novembro
Lc 19, 41-44 – Lamentação sobre Jerusalém

   
    Aos olhos de Jesus, descortina-se a cidade de Jerusalém, a cidade da paz. Quanto tempo, ela tinha desejado um Libertador, quanto tempo, os profetas tinham anunciado a vinda do Messias, e, agora que Ele viera, não o tinha acolhido. Contemplando-a, seus olhos se encheram de lágrimas; chora sobre o cenário do seu povo, convertido em “campo de ruínas” e exclama: “Jerusalém, se neste dia também tu conhecesses a mensagem de paz! ”. Pasmos, os discípulos, tomados de profunda emoção, não conseguindo articular palavra, veem as lágrimas do Mestre, que preferia se lamentar impotente a não respeitar a livre decisão do homem. É o dia messiânico em que Deus visita misericordiosamente a sua cidade, e quer acolher o seu povo. Mas a escolha já tinha sido feita: Ele é rejeitado e não é reconhecido pelas autoridades do seu tempo.
De seus lábios brota uma advertência, não a primeira, nem a última. E Ele a faz não na rudeza de um juiz, decretando um castigo, mas no desejo de comunicar sua imensa compaixão. Vão é o seu esforço. Sua voz, suas lágrimas, nada penetra o coração de seus ouvintes, indiferentes ao anúncio profético dos males que haveriam de vir. S. Gregório Magno declara: “Que o Senhor tenha chorado sobre a ruína de Jerusalém, que terá lugar sob Vespasiano e Tito, todo o mundo o reconhece. Mas por que foi esse desastre infligido a Jerusalém? O Evangelho prossegue: ‘Porque tu não conheceste o tempo de tua visita’. Ela ficou insensível às palavras de Jesus e permaneceu indiferente à sua missão”. Não chegou a temê-lo, também não o amou. Reprovando esta indiferença, Ele, de modo profético, recorre aos pássaros do céu: “A rola, a pomba e a cegonha observaram o tempo de sua migração; mas meu povo não conheceu o julgamento do Senhor”.
    Também nós exclamamos: “Ó Jerusalém, verdadeiramente hoje é o teu dia, dia da salvação messiânica, tão esperada por ti! O cego em Jericó e o publicano Zaqueu o reconheceram, mas tu negas reconhecê-lo. As lágrimas do Messias orvalham tua terra, mas tu não deixas germinar a oliveira verdejante da paz, tu que és chamada ‘Cidade da paz’”. 


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro