Reflexão do Evangelho - Sábado, 12 de novembro



Reflexão do Evangelho
Sábado, 12 de novembro
Lc 18, 1-8 - Parábola do juiz iníquo e da viúva importuna
   

Após a parábola do amigo importuno, Jesus conta aos apóstolos outra parábola, a do juiz iníquo, ao qual uma pobre viúva recorre, clamando por justiça. O juiz mostra-se indiferente, surdo a Deus e aos homens. Mas farto de ser importunado pela viúva, que “lhe causava fastio”, ele finalmente a atende. Com muito maior razão, pergunta Jesus, “não faria Deus justiça a seus eleitos que clamam a Ele dia e noite, mesmo que os faça esperar? ”. O Pai não deixa de atender às súplicas de seus filhos.
    Para despertar nos discípulos a perseverança na oração, sugerida desde a introdução da parábola, Jesus descreve os insistentes rogos da viúva, incentivando-os a proceder do mesmo modo. Ainda que retarde, a prece deles será certamente acolhida pelo divino Juiz, o Justo por excelência. Talvez, no presente momento, eles tenham de suportar a iniquidade, o crime e o pecado, porém, o Senhor não os abandona e virá em socorro deles. A paciência do Pai reflete a longanimidade misericordiosa do seu coração, que concede aos pecadores o tempo necessário para se arrepender e assim o número dos eleitos possa ser sempre maior.
Nesse sentido, exclama São Cirilo de Alexandria: “O contínuo apresentar-se da viúva oprimida conquistou o juiz iníquo que não temia a Deus e, contra a sua vontade, concede-lhe o que ela pedia. Como poderá aquele que ama a misericórdia e odeia a iniquidade, que sempre estende sua mão salvadora aos que o amam, não acolher os que se achegam a Ele dia e noite? ”. De fato, escreve S. Agostinho, “o Senhor quis que da atitude do juiz iníquo se deduzisse o modo como Deus, bom e justo, trata com amor os que recorrem a Ele pela oração”.
         A confiança em Deus cresce e se solidifica quando reconhecemos Jesus como princípio de unidade, no qual se realiza a integral salvação da humanidade toda inteira. Ele mesmo é a paz, o Cordeiro que tira o pecado do mundo e, segundo Orígenes, “Ele é o sumo sacerdote das nossas súplicas e nosso defensor junto ao Pai”. Unidos a Ele, os movimentos do nosso coração tornam-se uma única e ininterrupta prece, que manifesta a comunhão com Deus, com os outros, com a criação toda inteira, na expectativa da vinda definitiva do Reino do Pai.



Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro