Reflexão do Evangelho de Jo 14, 21-26: Quem tem meus mandamentos - Segunda–feira – 19 de Maio

Reflexão do Evangelho de Jo 14, 21-26: Quem tem meus mandamentos
Segunda–feira – 19 de Maio

         Já era noite, Jesus ceava com os seus apóstolos, momento de familiaridade e intimidade. De repente, dirigindo-se aos discípulos, suas palavras adquirem o sabor de uma despedida: “Meus filhinhos, diz Ele: “Ainda um pouco de tempo e o mundo não mais me verá... mas quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama... eu o amarei e a ele me manifestarei”. Pasmos e emocionados os Apóstolos o ouvem e, após um tempo de silêncio, “Judas, não o Iscariotes, pergunta: Senhor, por que te manifestas a nós e não ao mundo?” De fato, Jesus não deixava “Tábuas da Lei”, como Moisés, nem qualquer outro escrito, mas, como herança, permanecia apenas um pequeno grupo de seguidores. Por isso, com razão, os chefes do Sinédrio julgavam que, com a sua morte, eles estariam extirpando o movimento iniciado por Jesus. Devemos agir quanto antes, pensavam eles, a árvore será arrancada, antes mesmo que ela possa dar seus primeiros frutos.
A pergunta de Judas não deixa de ser pertinente, ela permite entrever uma diferença entre os que seguem Jesus e os outros, o mundo. Palavra esta muitas vezes utilizada pelo evangelista S. João para designar todos os que jazem no mal e no pecado. Em oposição, os seguidores do Messias, uma vez convertidos, constituem lugar de ressurreição e de vida nova, lugar pentecostal e de purificação interior, pois acolhem Jesus, caminho e verdade, que conduz à vida plena em Deus. Antes pecadores e indignos, eles tornam-se seres dignos do amor de Deus.  
  Não só naquele tempo, quantos outros, através dos tempos, hão de experimentar a ação transformadora de Jesus em sua vida. Um deles, S. Agostinho, revivendo sua experiência pessoal, exclama: “Deus ama cada um de nós como se houvesse só um de nós para amar”. Amor infinito, generoso e misericordioso. E a este amor divino, o homem responde, livre e decididamente, observando os mandamentos do Senhor. E, como Agostinho, “ele canta a glória do Senhor, melhor, ele mesmo torna-se canto de glória e vive Deus como sua vida, como a alma de sua alma, o amor do seu amor”. Nele, realizam-se as palavras do Evangelho: “Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama e eu o amarei e a ele me manifestarei”.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro