Reflexão do Evangelho de Jo 15, 1-8 - A verdadeira vide - Quarta-feira – 21 de Maio

Reflexão do Evangelho de Jo 15, 1-8 -  A verdadeira vide
Quarta-feira – 21 de Maio
                  
         Atentos, os Apóstolos ouvem Jesus que, sem traços de legalismo, lhes fala de uma fé vivida concretamente. Como costumava fazer, Ele extrai os exemplos da vida do dia-a-dia, visando atingir todo o ser do homem. Assim, sem recorrer a ideias abstratas, Ele utiliza a alegoria da videira, que para os judeus sugeria a ideia de paz e de felicidade, simbolizando muitas vezes a comunidade de Israel. Os discípulos se sentem surpresos por Ele não se referir à vinha, mas a uma vide, ou seja, a um pé de uva. Ele assim o faz para que eles mais facilmente possam visualizar a união de tronco e ramos, pois seu desejo é tornar ainda mais concreta a união entre Ele e os discípulos, representados pelo tronco e os ramos. A imagem oferece claramente a ideia de circulação da vida divina, que proveniente de Cristo se transfunde a todos os que acolhem a sua palavra e aderem à sua pessoa. 
         O cultivo da vinha cabe ao Pai, que aguarda os frutos, de modo que se um ramo não produz frutos, é cortado e lançado fora, mas aquele que produz fruto é podado para produzir ainda mais. Mas a poda já se deu. Deu-se a partir do momento em que correspondemos ou não às palavras de Jesus, pois quem as acolhe “permanece em mim, diz Jesus, e eu nele”. Jesus é o tronco. Através desta imagem, o evangelista acentua a ideia mística da união de Cristo com os fiéis, graças à qual eles são incluídos nele e introduzidos no espaço divino da comunhão com o Pai. Realiza-se o sonho do povo judeu: Deus estabelece a sua morada (shekiná), santuário do seu amor, no meio do seu povo, o que é descrito por Jesus mediante a reciprocidade das expressões: “vós em mim” e “eu em vós”.
         Será que, como hoje, também naquele tempo não havia pessoas que não ouviam suas palavras? Jesus não deixava de procurá-las e, com insistência, dizia: “Crede em Deus... crede em mim”. Os que nele creem, “permanecem” em sua palavra e em seu amor, não como uma simples presença dele em nós. Ele vai além de uma união apenas moral, e fala-nos da comunhão íntima dele com os discípulos, que, incluídos nele, recebem o amor com o qual Ele os ama, levando S. Agostinho a dizer que “Ele não poderia ser a videira, se não fosse homem. Mas Ele não poderia comunicar sua força aos ramos se não fosse também Deus”. Pela fé, vamos além do sensível e inteligível, elevando-nos a Deus, que vem a nós em sua pobreza amorosa. Permanecemos em Cristo e Ele permanece em nós. Mas não podemos viver de sua vida sem amar como Ele nos amou.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro