Reflexão do Evangelho de Lc 14, 15-24 - Os convidados que recusam o banquete - Terça-feira 04 de Novembro
Reflexão do Evangelho
de Lc 14, 15-24 - Os convidados que recusam o banquete
Terça-feira 04 de Novembro
O
Reino de Deus vai além de toda imaginação humana. Uma das mais belas imagens para
descrevê-lo é o banquete, descrito como uma festa promovida por um rei em honra
do seu filho. Pela resposta dada pelos convidados, deduz-se que há uma condição
para participar dele: ser interiormente desapegado dos bens materiais. S.
Cirilo de Alexandria comenta o fato de eles terem “desdenhado o convite, porque
estavam voltados para as coisas terrenas e tinham concentrado sua mente nas vãs
distrações deste mundo”. Afazeres diversos, o serviço no campo, a “mulher” os
impedem de atender ao convite do rei, ainda que enviado com muita antecedência.
Verdadeira afronta, pois rejeitá-lo, no último momento, era negar-lhe a devida honra.
O rei então resolve
substituí-los por aqueles que perambulavam nas praças e ruas da cidade. “Que
venham, diz S. Agostinho, os mendigos, já que quem convida é aquele que sendo
rico se fez pobre por nós, para que os mendigos nos enriqueçam com a sua
pobreza”. O banquete está preparado, e ainda há lugares vazios. Os servos saem
pelas estradas e jardins, e chamam os que não residem dentro da cidade, até que
a casa fique realmente cheia. Na sala repleta, reúnem-se bons e maus, pecadores
e estrangeiros, sinal da grandeza de coração do dono da casa, em claro
contraste com a maneira desdenhosa dos primeiros convidados. Estes correm o
risco de não mais encontrarem lugar no banquete de Deus.
O convite é dirigido a
todos, sem ambiguidades de natureza discriminatória. Mas apesar da insistência
do chamamento do Mestre, os chefes religiosos permanecem em sua rigidez de
visão e, autossuficientes em assuntos religiosos, não aceitam participar do
banquete messiânico. Em lugar deles, trajando as vestes apropriadas para a
festa, unem-se a Jesus os mendigos e publicanos. Em suma, o encontro messiânico
está aberto para acolher a todos, embora nem todos dele participem. Nesse
sentido são emblemáticas as palavras finais da parábola: “Há muitos chamados,
mas poucos escolhidos”.
Dom Fernando Antônio
Figueiredo, o.f.m.
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