Reflexão do Evangelho - Lc 21, 20-28 - Jerusalém cercada, a desolação. - Quinta-feira 27 de Novembro

Reflexão do Evangelho
Lc 21, 20-28 - Jerusalém cercada, a desolação.
Quinta-feira 27 de Novembro

        Diante de Jesus, estende-se a cidade de Jerusalém. Um raio de sol, último reflexo do crepúsculo, beijava o pináculo do Templo. O olhar pensativo de Jesus desperta temores no coração apertado dos Apóstolos. Talvez naquele instante, uma guarnição da guarda de Pilatos dirigia-se para os arredores do Templo, a fim de proteger os peregrinos que chegavam para as festas. Suas palavras então provocam mil temores nos Apóstolos: “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei que está próxima a sua desolação”. Ele prediz a destruição de Jerusalém e lembra que o homem e o mundo, povos e nações, tudo é corruptível. Aliás, o termo desolação, em grego “erémwsis”, sugere um lugar deserto, em que as pessoas se sentem abandonadas. Em seu sentido religioso, a palavra exprime o esquecimento da Aliança com Deus e indica ausência ou falta de afeição às realidades divinas. Já o profeta Daniel 9,27 falava simbolicamente de 70 semanas para significar o tempo da vinda dos pagãos, que tomariam e profanariam o altar do Templo.
 Só mais tarde, os discípulos compreenderão as palavras do Mestre, alusivas à sua vida, morte e ressurreição. Então não mais se deixarão prender por uma visão desoladora do mundo, para além da realidade perecível, marcada pela morte, eles hão de pressentir a beleza e a sabedoria, a grandeza e o equilíbrio da vida nova no Ressuscitado. Definitivamente, afasta-se deles a suspeita de serem reduzidos ao nada, e um lampejo de esperança os ilumina: “Quando isso começar a acontecer, olhai, erguei vossa cabeça, pois aproxima-se o tempo da vossa redenção”(21,28). Sentem-se amados e salvos pelo Senhor, pois eles não lhe são estranhos, Ele já os tinha acolhido ao nascer da Virgem Maria.
Em breves palavras, o fracasso não absorve o sentido da vida, pois aos discípulos é transmitida a certeza de     que o Filho do homem não os abandonará: em seus corações ergue-se o Templo do amor e da misericórdia. A morte é vencida, reinam a confiança e a serenidade. E por não encontrar espaço em Jesus, nem em seus discípulos, introduzidos por Ele num oceano de luz e de silêncio, a desolação se desfaz. Também nós, desde já, vivemos a parusia, vitória definitiva sobre a morte.   


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro