Reflexão do Evangelho - Lc 17, 7-10 – Servir com humildade - Terça-feira 11 de Novembro

Reflexão do Evangelho
Lc 17, 7-10 – Servir com humildade
Terça-feira 11 de Novembro

       No desejo de se tornarem mais fortes na fé, os Apóstolos suplicam ao Senhor: “Aumentai a nossa fé”. Mas uma exigência lhes é apresentada pelo Senhor: fustigar a arrogância, atitude altiva e desdenhosa, e ser humilde no serviço. Para incentivá-los, Jesus fala do patrão que diz ao servo, após ter trabalhado o dia todo: “Prepara-me o jantar e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás, por sua vez”. O servo, simples e disponível, não alimentando qualquer pretensão, age de modo desinteressado e dá o melhor de si mesmo.
Sem se pronunciar sobre a situação social do empregado, hoje revoltante aos nossos olhos, Jesus a utiliza como tema de uma parábola, que tem por objetivo descrever nossa posição em relação a Deus. Ao colocar-se a serviço de Deus há que abandonar a ideia de recompensa e de direitos adquiridos. Assim, orientados por uma atitude religiosa e espiritual, não nos cabe estabelecer condições, nem colocar limites ao dom recebido de Deus, pois ele próprio se fez nosso “servidor”, “entregue” por nós, corpo e alma, até à morte e morte de cruz.
       Na experiência da liberdade interior, nós nos tornamos disponíveis à ação de Deus e somos impelidos a estar a serviço dele e dos irmãos de modo generoso e gratuito. Consolidam-se assim as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus”.
       A recompensa, presente no final do relato, é dom gratuito da bondade do Senhor, que não deixa de premiar o servo que ama generosamente e, na humildade, dá o melhor de si mesmo, a despeito de ele não ter feito nada mais do que cumprir com o seu dever. A recompensa é dom gratuito da misericórdia divina. Afasta-se então de nós a ideia de que a salvação é fruto simplesmente de nossas ações, e “somos levantados por Cristo, diz S. Agostinho, mediador humilde, que aconselha a humildade”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro