Reflexão do Evangelho - Lc 21, 1-4 - O óbolo da viúva - Segunda-feira 24 de Novembro

Reflexão do Evangelho
Lc 21, 1-4 - O óbolo da viúva
Segunda-feira 24 de Novembro

       Certa feita, Jesus encontrava-se na praça interna do Templo, chamada “pátio das mulheres”, onde estava o cofre para a coleta das ofertas. Ele tinha acabado de denunciar os escribas e fariseus, que pagavam o dízimo até da hortelã, mas que desprezavam o essencial, a salvação da alma. Muita gente se aproximava do tesouro e jogava mancheias de dinheiro, como aquele rico homem, talvez um dos que Ele acabava de denunciar. Sua atenção, no entanto, foi atraída por uma pobre viúva, maltrapilha, que depositou no cofre dois óbolos. O óbolo (lepton) era a moeda de menor valor. O Mestre chamou os discípulos e lhes disse: “De fato, eu vos digo que esta pobre viúva lançou mais do que todos”. Deu a Deus do pouco que tinha para viver.   
       Decisivo é só Deus. Eis a verdadeira piedade: a entrega total e confiante de sua vida a Deus. Embora pudesse reservar algo para si, ela se coloca integralmente nas mãos de Deus, em quem encontra firmeza e segurança. Nesse sentido, S. Ambrósio diz que “a dádiva da viúva foi medida, não pelo peso, mas sim pela gratuidade de sua entrega”. S. Jerônimo por sua vez diz que “quem não possui nada pode ter tudo, enquanto quem detém muitas coisas pode carecer da condição de possuir o essencial”. 
       A generosidade daquela mulher impressiona Jesus, pois não é a quantidade que importa ao Senhor, mas sim a disposição interior, que traduz o mandamento de amar a Deus com todas as suas forças ou, segundo o pensamento judaico, com todas as suas posses terrenas. Vale dizer que para seguir Jesus há de se doar, sem reservas, à missão evangelizadora, “à qual devemos nos entregar, salienta S. João Crisóstomo, com todo o fervor”. Em outras palavras, este relato, tão pequenino e breve, realça a inabalável confiança em Deus, requisito necessário a todo discípulo de Jesus. A pobre mulher, qual farol em meio aos rochedos da ganância e do egoísmo, conduz-nos à recomendação final de Jesus: “Quem pensa ganhar o mundo inteiro para salvar sua vida, vai perdê-la; mas, o que perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.  


Dom Fernando Antônio Figueiredo, o.f.m.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro