Reflexão do Evangelho - Domingo 10 de Maio

Reflexão do Evangelho
Jo 15, 9-17 - Assim como o Pai me amou, também eu vos amei.
Domingo 10 de Maio

       Jesus não apresenta aos homens uma nova doutrina, nem um insólito projeto social. Ele revoluciona a relação do homem com Deus, falando não de um divino anônimo, mas mostrando a face humana de Deus, um Deus que nos ama a ponto de dar a vida por nós. S. Irineu exclama: “Como poderia o homem ir a Deus, se Deus não tivesse vindo ao homem? Como libertaria o homem de seu nascimento de morte se não fosse regenerado na fé com um novo nascimento? ” Libertado de suas alienações como o pecado e a morte, o homem é penetrado da realidade divina. Isso se chama deificação, adoção, imortalidade em Deus.  
       De início, os Apóstolos não entenderam bem as suas palavras, chegando Judas Tadeu a perguntar-lhe: Senhor, por que te manifestas a nós e não ao povo? A resposta foi imediata e soou de modo um tanto enigmático: “Vê, se alguém me ama, observa aquilo que eu disse. E, então, também meu Pai o amará, e juntos, o Pai e eu, viremos a ele e viveremos junto a ele. Se, ao contrário, alguém não me ama, não respeita as minhas palavras”. O amor a Deus não é abstrato, é compromisso e observância do “seu mandamento”; é garantia da permanência dos discípulos na obediência de Cristo ao Pai. O fluxo de amor do Pai para o Filho se estende até os discípulos e os envolve.
Deus espera que o ser humano dê seu sim e dessa maneira, como em Maria Santíssima, cresça e se madure em sua vida a união do divino e do humano. É justamente na reciprocidade do amor que o homem mortal se torna morada de Deus, conforme apregoa o Apocalipse: “Eis que eu estou à porta e bato: Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (3,20).
 Os Apóstolos começavam a entender que não existe verdadeira vida longe do Pai que, em seu Filho Jesus, se revela amor, amizade confiante a todas as criaturas. O caminho a seguir é a compaixão ou, em grego, a “simpatia”, capacidade de sofrer-com, de sentir-com, que os conduz ao mesmo amor que o Mestre sente pelo mundo. A norma é o amor do próprio Jesus, e a medida é sua doação gratuita e generosa que lhe permite sacrificar a vida por seus “amigos”, que no contexto também inclui seus inimigos. Diz-lhes Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes a caminho e produzirdes fruto”. Eles devem “partir” e produzir frutos de amor fraterno.

No dia de hoje, rogamos a Deus por nossas mamães, para que não deixem jamais de ser sinal e presença do amor generoso e despretensioso de Deus. Rezamos por elas, elas rezam ou, na eternidade feliz de Deus, intercedem por nós. Mamãe, parabéns!     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro