Reflexão do Evangelho - Segunda-feira 11 de Maio

Reflexão do Evangelho
Jo 15,26 – 16,4 - Quando vier o Espírito Santo
Segunda-feira 11 de Maio

       Na noite da refeição pascal, reunido com os Apóstolos, Jesus fala do Espírito que Ele enviará de junto do Pai, o Espírito da Verdade e que os consolará e dará testemunho dele. Como Ele, também seus seguidores irão passar pelo batismo do sofrimento e serem perseguidos. Se até aquele instante, o Espírito estava junto deles, após a sua partida, Ele virá aos seus corações para iluminá-los e fortalecê-los no testemunho que darão a favor dele diante dos tribunais do “mundo”. Nada deverá desanimá-los. Ele não os deixará órfãos, “porque, diz Jesus, estais comigo desde o começo”. Palavras de amizade e de carinho. O seu desejo é que eles não fiquem abalados nem aflitos, mas perseverem no testemunho.
       Os antigos valorizavam o testemunho dado em favor de quem apresentava uma mensagem. Assim Moisés é acolhido pelos israelitas por ter sido designado por Deus. Escolhidos por Jesus e unidos a Ele, os Apóstolos darão testemunho dele, serão seus porta-vozes, embora não só eles, também o Espírito estará com eles e “convencerá o mundo incrédulo do seu pecado”. As palavras do Mestre os confundem, deixando-os perplexos pelo fato de ainda não terem compreendido a importância de sua ida para o Pai. Agora, predomina o sentimento de tristeza com a sua iminente ausência. Jesus não os repreende, aliás, o Mestre quer apenas transmitir-lhes firmeza: é bom para vós que eu vá, “pois se eu não for o Paráclito não virá a vós”. Só mais tarde, eles compreenderão o sentido de suas palavras: A sua ida, que começa com a sua ressurreição, irá corresponder à vinda do Espírito divino em seus corações.

Então firmados na fé e guiados pelo Espírito da Verdade, eles darão testemunho do Cristo. Meditando sobre estas palavras do Evangelista S. João, afirma S. Agostinho, na oração final do Tratado sobre a Santíssima Trindade: “O testemunho apostólico para ser ‘fiel e verdadeiro’ deve estar duplamente fundado: No ensinamento de Jesus, seguindo-o fielmente, como também na firmeza e na luz do Espírito Santo”.  Graças ao Espírito da Verdade, os discípulos proclamarão a morte por amor como retorno de Jesus ao Pai, fato que provoca a vinda do Espírito e, por conseguinte, a união deles com o Mestre, o Filho Unigênito, junto ao qual eles estarão como filhos amados do Pai. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro