Reflexão do Evangelho de Sexta-feira 21 de agosto
Reflexão do Evangelho de Sexta-feira
21 de agosto
Mt 22, 34-40 - O maior mandamento
Jesus nos fala da primazia do amor, o que leva Santo Agostinho
a dizer que “todos os preceitos do amor são de tal natureza, que se o homem crê
ter feito algo bom, mas sem caridade, ele totalmente se equivoca”. É a
exigência de amar a Deus com toda a sua alma, com toda a sua mente, com toda a
sua força. Orígenes reforça essa ideia: “Amar ao Senhor não só é o maior
mandamento, mas também o primeiro de todos”.
Ao longo de todo o Novo Testamento, usando
parábolas ou as próprias ações, Jesus dá diversas demonstrações de amor,
compaixão, generosidade, misericórdia. Com isso, Ele quer nos mostrar a
infinita capacidade de amar do Pai.
São Basílio Magno escreveu que da força do
amor “emerge a morte às idolatrias do pecado. Na ordem do ser, ao orgulho e à
vaidade, e, na ordem do ter, às posses materiais e honrarias”. É a renúncia aos
falsos deuses que criamos ao longo da vida. É a aceitação de que as palavras de
Jesus precisam se transformar em atos pessoais para que alcancemos o amor de
Deus.
O amor a Deus expressa-se no amor aos
nossos semelhantes, sejam eles quem forem. Isso vale mais do que todos os
sacrifícios praticados em seu nome. Para explicar a um doutor da Lei o que é ser
próximo, Jesus conta a seguir, segundo o evangelho de S. Lucas, a parábola do
bom samaritano. Ele fala de um homem ferido por assaltantes, que jaz no meio de
uma estrada. Três passam por ele. Os dois primeiros mostram-se indiferentes e
seguem adiante sem socorrê-lo. O terceiro, movido pela compaixão, cuida do
agonizante com desvelo. E este homem de bom coração é justamente um samaritano,
considerado pelos judeus como estrangeiro. Pergunta Jesus: “Qual dos três foi o
próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ”. O homem da Lei
compreende o sentido da parábola e responde: “Aquele que usou de misericórdia
com ele”. Jesus então lhe diz: “Vai, e faze tu o mesmo”.
Nossa capacidade de amar ao próximo está
intimamente relacionada à nossa capacidade de amar a Deus. A propósito disso,
escreveu Doroteu de Gaza: “Eis a natureza do amor: quando nos afastamos do
centro e não amamos a Deus, igualmente nos afastamos do próximo. Mas, se amamos
a Deus, quanto mais nos avizinhamos a Ele, por amor, tanto mais estaremos
unidos ao próximo, no amor”. Viver esta união é formar um só corpo, único
corpo, ilimitado, no qual o amor circula como uma espécie de sangue divino e
humano. É a transcrição na humanidade da comunhão trinitária.
O ser humano, quando tocado por Jesus,
jamais estará separado, isolado. Ele se santifica e cresce na comunhão com
Deus, sem nunca estar separado de seus semelhantes. De fato, a oração e o amor
integram as pessoas entre si e contribuem para que cada uma realize seu
progresso espiritual. Não existe nenhum mandamento maior do que estes dois.
“Deles dependem toda a Lei e os Profetas”, isto é, toda a Escritura, que Jesus não
veio abolir, mas levar à perfeição. Finalmente, o homem se entrega, ebriamente,
de modo integral, ao amor que o reclama – e torna-se sinal de esperança, junto
aos seus semelhantes, que não o entendem ou temem entendê-lo, quando ele os
chama de irmãos e irmãs.
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