Reflexão do Evangelho de quinta-feira 06 de outubro





Reflexão do Evangelho de quinta-feira 06 de outubro
Lc 11, 5-13 – A oração perseverante – o amigo importuno


Após ensinar a oração do Pai-Nosso, Jesus envia seus Apóstolos pelo mundo em fora, despertando nos corações uma fé voltada para Deus, no cumprimento de sua santíssima vontade. Firmes, ternos e solícitos, eles mostrariam o seguro caminho para chegar a Deus: o irrenunciável mandamento de amar uns aos outros.
Com o propósito de esclarecer os discípulos, Jesus conta-lhes a parábola do amigo importuno. Em horas avançadas da noite, alguém recebe um amigo e, nada tendo para oferecer-lhe, apressadamente, recorre ao vizinho, que já se tinha recolhido para dormir. A hospitalidade era um dever sagrado, por isso, persistentemente, ele bate à porta e o chama. Mesmo que o vizinho não se levante logo para atendê-lo, mas por ser amigo e por causa de sua insistência, ele resolve dar-lhe “tudo aquilo de que ele precisa”. Ele perseverou porque confiava no amigo. Também nós, diz o Senhor, confiemos no Pai, pois Deus não deixa de ouvir nossas orações e nos atende graciosamente, concedendo-nos muito além de nossas expectativas. Perseveremos na oração, pois “o Senhor não só ordena pedir, observa S. João Crisóstomo, mas quer que as nossas preces sejam fervorosas e perseverantes. É o sentido das palavras que se seguem: ‘buscai e achareis’”.
Deus existe e nos ama. Ele quer o melhor para os seus filhos, que Ele acolhe e introduz no espaço de confiança filial, dando-lhes a possibilidade de uma decisão livre que exprima a totalidade de sua vida no amor misericordioso do Pai. Atraídos pela doçura de seu amor divino, afastam-se deles a angústia e o medo, a inimizade e o ódio. S. Agostinho, meditando sobre esta passagem bíblica, comenta: “Os discípulos encontram repouso no Senhor e descanso na grande santificação, pois eles são enriquecidos, recebendo, e Ele não se empobrece dando”.
Na oração perseverante, envolvidos pela luz divina, somos levados a percorrer, com confiança inabalável, a senda do monte Tabor. Unimo-nos ao Senhor que, cheio de compaixão e de amor, se une a nós, transfigurando-nos. Então, no dizer de Pseudo-Macário, “nossa alma e o Senhor formam um único espírito, uma única vida, um só coração”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro