Reflexão do Evangelho - Sábado, 21 de janeiro



Reflexão do Evangelho
Sábado, 21 de janeiro
Mc 3, 20-21 -  Providências da família de Jesus
       

        Após passarem a noite em oração, Jesus e seus discípulos “foram para casa”, expressão que significa seu desejo de se retirar e passar algum tempo, a sós, com os seus discípulos. As multidões, porém, não o deixam em paz, vêm ao seu encontro, trazendo doentes, de modo que “nem mesmo seus discípulos podiam se alimentar”. Situação delicada, motivo para que seus parentes se mostrassem inquietos e preocupados. Dentre eles, havia quem pensasse ter Ele enlouquecido, pois não conseguiam compreender como alguém, ligado a eles, se doasse aos seus semelhantes, com tanta exclusividade.
Há também os que o rejeitam por causa de sua mensagem e de seu comportamento perante a Lei. Sua presença não é compreendida por todos e certa opacidade histórica se manifesta até entre seus familiares, que julgavam estar Ele passando dos limites, negligenciando, por excesso de zelo, as regras ordinárias da vida; exige-se um voto de confiança. 
        Descidos de Jerusalém, os fariseus levam ao exagero tais considerações, afirmando que era por força de Beelzebu, príncipe dos demônios, que Ele expulsava os demônios. Cegueira e obstinação. O Evangelho assegura não só a possibilidade do mal, ligada à liberdade humana, mas também a existência de um poder pessoal, que quer conduzir os homens ao pecado. Nesse sentido, observa S. João Crisóstomo: “O próprio Jesus declara que expulsar os demônios, como acabara de fazer, é obra de um poder grandíssimo e sinal da vinda do Reino de Deus”, país do amor, anunciado e vivido intensamente por Ele. O domínio do mal, do orgulho e da ganância é, naturalmente, repelido pelo amor gratuito e pela generosidade desinteressada, daquele que é, em sua bondade, a proximidade de Deus.       
        Os Santos Padres situam esta passagem nos horizontes da luta interior entre dois Reinos. Um, dominado pelos que recusam crer em Cristo, e que são descritos como vivendo “na carne” ou “segundo a carne”, outro, guiado por aqueles que vivem segundo o espírito, e que têm sua vida orientada para Deus. Nas palavras do Apóstolo Paulo, trava-se, então, um combate, denominado mortificação, que exige a renúncia ao mal e ao pecado. O cristão, abandonando tudo o que o desvia de Deus, é conduzido pelo “dedo de Deus”, o Espírito santificador, a estabelecer em sua vida a vitória da fé e do amor.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm. 

  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro