Reflexão do Evangelho do dia 14 de Novembro de 2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Quarta-feira – 14 de novembro
Lc 17, 11-19: A cura dos dez leprosos

        Jesus está a caminho de Jerusalém, onde o aguardam a morte e a glorificação. A estrada passa pela Samaria e pela Galileia. A orientação espiritual da viagem evidencia-se na atitude de Jesus em seu encontro com os samaritanos. Se eles recusam recebê-lo, Jesus não os rejeita. Pelo contrário, como na parábola do bom samaritano, faz-lhes um forte apelo à conversão, justamente, na cura dos dez leprosos, ao destacar que dos dez leprosos curados, só um, que era samaritano, volta para agradecer.  
        No relato da cura é surpreendente o fato de os dez denominarem-no com o título de Mestre, utilizado unicamente pelos que pertenciam ao círculo dos discípulos. Os Santos Padres, em suas reflexões sobre esse episódio, assinalam que os leprosos sofriam não só de um mal físico, mas de uma enfermidade espiritual. Sentiam-se como “ovelhas sem pastor”. Por isso, antes de se sentirem curados e purificados, eles são convidados a se mostrar ao sacerdote, o que significava a integração deles na vida da comunidade. S. Cirilo de Alexandria observa que “eles foram dar testemunho aos sacerdotes, os guias dos judeus, sempre invejosos do seu poder. De modo maravilhoso e acima de suas esperanças, eles testemunham o fato de terem sido livres da sua desgraça e sido curados pelo querer de Cristo”.
No entanto, se todos foram curados, um só retorna “glorificando a Deus em alta voz”. E este era um samaritano, que ao chegar “lança-se aos pés de Jesus”, em sinal de adoração, enquanto os outros, no dizer de S. Atanásio, “pensavam muito mais na sua cura da lepra e não em quem os tinha curado. Mas aquele que voltou agradecido recebe muito mais do que a cura, pois o Senhor diz-lhe: “Levanta-te e vai; a tua fé te curou”. Por isso, conclui S. Atanásio: “O Apóstolo Paulo exortou a todos dizendo: ‘Glorificai a Deus no vosso coração’ (1Cor 6,20); também Isaías recomendou: ‘Rendei glória a Deus’ (Is 42, 12)”.  
        Os dez foram curados. Porém, o samaritano ensina-nos que a fé deve se exteriorizar e se expressar no louvor ao dom de Deus. E ao ordenar: “levanta-te e vai”, o Senhor mostra que ter fé é também colocar-se a caminho de uma vida nova. De fato, o samaritano assume o caminho do seguimento de Jesus e de sua Palavra, sugerindo que todos os seguidores do Mestre hão de perfazer o caminho da purificação da lepra do pecado, do erro e da maldade. No samaritano delineia-se o ministério misericordioso de Jesus, que propõe aos seus discípulos uma caridade universal, perpétua e igual para com todos.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro