Reflexão do Evangelho de Domingo 20 de setembro

Reflexão do Evangelho de Domingo 20 de setembro
Mc 9, 30-37 - Quem é o maior?

Em todos os tempos, o desejo de grandeza e de glória esteve presente, mas nada escapa ao olhar atento de Jesus. Como seus seguidores admiravam-se mais com seus feitos do que compreendiam suas palavras, Jesus procura mostrar que para partilhar da sua glória era necessário passar pela cruz: “O Filho do Homem há de ser entregue às mãos dos homens! ”. De imediato, os discípulos não o entendem. Não podiam compreendê-lo porque faziam uma ideia menos trágica e mais gloriosa da vinda do Messias. Escreve São Jerônimo: “Pacientemente, Jesus quer agora purificar, por meio da humildade, o desejo de glória manifestado por eles”. Ele se assenta, como no sermão da Montanha, e profere um solene apelo, pois não se trata simplesmente de uma situação hierárquica ou posição social. O essencial não é o lugar que os apóstolos ocuparão junto a Ele, mas a condição necessária para entrar no Reino de Deus. E esta consiste em seguir o Mestre e abraçar como sentido de sua vida o amor a Deus e ao próximo.

         Para tanto, há uma exigência, a de conversão, que requer mudança na maneira de ser e de pensar. Pois, diz Jesus: “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos”. Ele exemplifica tomando uma criança e colocando-a no meio deles. Com este gesto, segundo Orígenes, o Senhor procurou simbolizar a humildade, obra do Espírito Santo na vida de quem o segue. E também ressaltar que pertencer ao Reino de Deus é ver-se como filho do Pai celestial, e, principalmente, colocar-se em uma relação de confiança filial ao Pai, unido a Jesus, o Filho de Deus. Não existem em Deus categorias diversas, pois todos são seus filhos. O Reino é comunhão de vida e de amor com o Pai; este é o maior tesouro que Ele confere aos seus filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro