Reflexão do Evangelho de terça-feira 03 de novembro



Reflexão do Evangelho de terça-feira 03 de novembro
Lc 14, 15-24 - Os convidados que recusam ir ao banquete
      
       A realização de um banquete é uma das belas imagens, utilizadas por Jesus, para descrever o Reino de Deus. Nesta parábola, Ele fala de uma festa promovida por um rei em honra do seu filho, para a qual muitos são convidados, parentes e vizinhos. Quando tudo já está organizado, ele pede a seus servos que os chamem. No entanto, os convidados se negam a ir ao banquete, apresentando as mais diversas escusas: afazeres diversos, juntas de bois para cuidar, coisas da vida, que não lhes permitem participar da festa, ainda que o convite tivesse sido feito com muita antecedência. Verdadeira afronta, pois rejeitá-lo, no último momento, era negar ao dono da festa a devida honra. Pelas respostas dadas, deduz-se a necessidade de estabelecer prioridades na vida ou, melhor, não deixar de lado o importante, participar da alegria e dos dons do Senhor, por causa do que se considera “urgente”. S. Cirilo de Alexandria comenta o fato de eles “desdenharem o convite, porque estavam voltados para as coisas terrenas e tinham concentrado sua mente nas vãs distrações deste mundo”.  
O rei, então, resolve substituí-los por aqueles que perambulavam nas praças e ruas da cidade. “Que venham, diz S. Agostinho, os mendigos, já que quem convida é aquele que sendo rico se fez pobre por nós, para que os mendigos nos enriqueçam com a sua pobreza”. O banquete está preparado, e ainda há lugares vazios. Os servos saem, mais uma vez, pelas estradas e jardins, e chamam os que não residem dentro da cidade, até que a casa fique realmente cheia. Na sala repleta, reúnem-se bons e maus, pecadores e estrangeiros, sinal da grandeza de coração do dono da casa, em claro contraste com a maneira desdenhosa dos primeiros convidados. Estes correm o risco de não mais encontrarem lugar no banquete do Reino.
O convite é dirigido a todos, sem ambiguidades de natureza discriminatória. Os chefes religiosos do povo bem compreendem o sentido de suas palavras, mas apesar da insistência do apelo de Jesus, eles permanecem em sua rigidez de visão, e não aceitam participar da ceia messiânica. Em lugar deles, trajando as vestes apropriadas para a festa, unem-se a Jesus os mendigos e publicanos, tornando emblemáticas as palavras finais da parábola: “Há muitos chamados, mas poucos escolhidos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro