Reflexão do Evangelho domingo 29 de novembro



Reflexão do Evangelho domingo 29 de novembro
Lc 21,25-28.34-36 - Manifestação gloriosa do Filho do Homem
      

       Mais uma vez, o Senhor fala dos sinais do fim dos tempos, e se refere aos transtornos cósmicos, previstos por toda a tradição apocalíptica. A utilização de diversas imagens, por vezes fortes, indica que seu objetivo não é apresentar uma descrição científica dos acontecimentos últimos do homem e da história, mas, em sua aparente simplicidade, é despertar a fé e a necessidade da vigilância. A incerteza do perigo sugere aos discípulos a vigilância, disposição alimentada pela confiança e pela espera da vinda do Senhor, luz e rocha inquebrantável.
       O julgamento ou o juízo proposto pelo Senhor não é postergado para o fim dos tempos, mas ele se realiza desde já. Em todo instante, cada qual vive a possibilidade de exprimir ou não sua abertura a Deus, aos seus semelhantes e à totalidade da criação. É a inauguração dos tempos messiânicos, que implica a salvação, abertura à vida e ao amor, ou o fechamento, em que se sucumbe à tentação de viver como se Deus não existisse. Por conseguinte, as palavras de Jesus sobre a vinda do Filho do Homem não têm por objetivo anunciar o fim de tudo, mas desenvolver nos discípulos a capacidade de comunhão com os outros e com Deus. Sua mensagem é de esperança, pois já se vive, desde agora, o que será definitivo: “os novos céus e a nova terra”, onde Deus por seu Cristo reinará plenamente.  
Porém, os discípulos são exortados a se prepararem como melhor podem. O critério, que permite separar as ovelhas das cabras, já lhes é conhecido: depende da atitude que eles assumem na estrada que conduz de Jerusalém a Jericó. Ou se comportam como o sacerdote e o levita, mantendo um coração indiferente e duro, ou como o Samaritano, que manifesta misericórdia e amor. Os que se entregam confiantes nas mãos de Deus e traduzem na vida o despojamento interior, já ouvem desde agora as palavras de alegria: “Olhai, erguei vossa cabeça, pois se aproxima o tempo da vossa redenção”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro