Reflexão do Evangelho de quinta-feira 25 de fevereiro



Reflexão do Evangelho de quinta-feira 25 de fevereiro
Lc 16, 19-31 - Parábola do mau rico e do pobre Lázaro
      

       A parábola fala de um homem muito rico, não propriamente cruel ou desdenhoso, mas que, simplesmente, ignora o pobre mendigo, prostrado à porta de sua casa, definhando-se. Requintadamente vestido, ele se deleita em sua riqueza, o que leva S. Jerônimo a exclamar: “Ó mais infeliz entre os homens, vês um membro do teu corpo prostrado diante da porta e não tens compaixão. Em meio às tuas riquezas, o que fazes do que te é supérfluo? ” Hoje, perante tantos famintos, desprezados e rejeitados, a mesma indignação brama em nossos corações. No entanto, no dizer do Papa Francisco, “muitos se acomodam e se esquecem dos outros, não veem seus problemas, suas chagas e dores. Estes caem no indiferentismo”.
Quando ambos morreram, os anjos levaram o pobre Lázaro “para junto de Abraão”, enquanto o rico permanece “na região dos mortos, no meio dos tormentos”. O abismo que os separa foi criado ao longo da vida terrena, pois Lázaro não é simplesmente um pobre, mas representa também um homem de fé, que não perde a esperança em Deus, apesar de uma vida adversa e sofredora. Aliás, o nome Lázaro significa “Deus é meu auxílio”. O rico indica alguém que, neste mundo, não vê nada além das riquezas, permanecendo preso aos bens materiais e aos prazeres humanos.  É significativo o fato de Jesus, observa S. Agostinho, “não se referir ao nome do rico, mas dizer apenas o nome do pobre. O nome do rico andava de boca em boca, mas Deus não o nomeia; silenciavam o nome do pobre, mas Deus o revela. Assim, Deus, que habita no céu, silencia o nome do rico porque não o encontra inscrito no céu. Porém, declara o nome do pobre porque aí o encontra inscrito, por sua própria solicitação”.
       Pródiga em imagens, a parábola retrata a retribuição concedida a Lázaro e os sofrimentos do rico. Severidade do Mestre? O que é ressaltado, não são os sofrimentos do rico, mas os ensinamentos dos profetas, que falam da esmola e de suas consequências para a eternidade, pois ela “cobre uma multidão de pecados”. Ao falar do amor incondicional de Deus por todas as criaturas, S. Gregório de Nissa salienta a figura do pobre, que emerge na Igreja como força salvadora, por serem, diz ele: “Os administradores da nossa esperança”. Consequentemente, a parábola anuncia um Deus de bondade que deseja que seus filhos se afastem do egoísmo, da ganância e do indiferentismo, e vivam a generosidade e o amor desinteressado.
Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro