Reflexão do Evangelho de sábado 23 de abril



Reflexão do Evangelho de sábado 23 de abril
Jo 14,7-14 – União dos homens a Deus


        Jesus não veio para estabelecer uma nova estrutura humana, mas para restaurar a criação em sua glória divina original: sua ressurreição é o início da nova verdadeira criação de Deus. Pois a vitória sobre o pecado e o mal o torna primícias do homem novo da nova criação, o primeiro entre muitos irmãos. Ele é o homem novo, o Caminho para o Pai; Ele é aquele que torna Deus acessível à criatura humana, sem diminuir nem eliminar o humano, que nele se realiza em sua forma mais elevada e autêntica. Assim, ao afirmar: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”, Ele revela ser nossa inalienável união com Deus, o que nos permite dizer, com S. Irineu: “Pois a glória de Deus é a Vida do homem e a Vida do homem é a visão de Deus”. Fato decisivo: pela Ressurreição fomos restaurados na beleza primitiva e já antevemos nossa transfiguração, como homens novos num mundo novo, portadores da imensa capacidade de luz e de paz.
       Essa estreita união com o Pai nos permite compreender sua autoridade e sua perfeita adequação à vontade de Deus. Consequentemente, sua missão não se reduz a uma simples função dada pelo (apó) Pai, tampouco é Ele um homem dotado de carismas especiais: Ele é um ser proveniente de uma esfera de realidade diversa e sua missão, mais do que um mandato do Pai, é expressão dele mesmo, o Filho, que provém do (ek) Pai: “Se Deus fosse vosso Pai, amaríeis também a mim, porque saí do Pai e dele venho” (8,42).
 Mais uma vez, percebemos que a preocupação do Evangelista não é salientar a humanidade de Jesus, mas pôr em evidência que Ele é a Palavra, “que estava com Deus” e que se tornou carne. Efetivamente, para S. João, é decisivo ter em mente que, por origem, Jesus pertence não à esfera humana, mas a outra ordem, da qual já temos uma experiência viva e acessível. Por isso, diante da pergunta de Filipe: “Mostra-nos o Pai, isso nos basta!”, Jesus lhe diz: “Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?”. Se não cremos em sua Palavra, ao menos acreditemos por causa do que Ele faz.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro