Reflexão do Evangelho de sexta-feira 15 de abril



Reflexão do Evangelho de sexta-feira 15 de abril
Jo 6, 52-59 - Jesus, pão de vida eterna


As palavras de Jesus encontram reações as mais diversas; acolhidas por alguns, elas são rejeitadas por outros, como ocorre no Evangelho de hoje, em que Jesus afirma: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”. Os ouvintes se escandalizam por causa de suas palavras e pela reivindicação de Ele ser portador da vida, atribuição reservada a Deus. E, com sutileza, colocam a questão: “O que significa dar a sua carne para comer? ”.
A mesma pergunta, que, inicialmente, expressa um ato de incredulidade, voltará a ser feita, com intenção e reações diferentes, ao longo da missão pública de Jesus. Nicodemos, desejoso de conhecer melhor a sua mensagem, também o interroga: “Como poderia um homem nascer uma segunda vez? ”. O mesmo acontece com a samaritana, à beira do poço de Jacó: “Senhor, nem sequer tens uma vasilha e o poço é profundo; de onde, pois, tiras esta água viva? ”. Perguntas e atitudes diferentes, que não deixam de sugerir certa objeção às suas palavras.
Bem outra é a atitude de Maria Santíssima: após reconhecer que para Deus nada é impossível, ela não hesita, nem tampouco esboça uma questão de “poder”, mas como mulher de fé simplesmente interroga: “Como é que vai ser isso? ”. A fé não se define apenas em termos de adesão intelectual, mas supõe a presença de algo que, fazendo parte do que há de mais íntimo em nós, nos supera: a “sensação do transcendente”, experiência vivida por Maria no momento da Anunciação. Essa “sensação interior ou espiritual”, como afirma S. Macário, é fundamental para se crer agraciado pelo dom da Eucaristia, que perpetua o mistério da presença permanente e definitiva do Ressuscitado entre nós.   
Desde os escritos do Novo Testamento, multiplicam-se os testemunhos sobre a presença de Jesus na Eucaristia. Nos meados do segundo século, S. Justino afirma ser a Eucaristia, após a consagração, “não pão ou vinho comum. Com efeito, do mesmo modo como Jesus Cristo, nosso Salvador, se fez homem pela Palavra de Deus e assumiu a carne e o sangue para a nossa salvação, também nos foi ensinado que o alimento sobre o qual foi pronunciada a ação de graças com as mesmas palavras de Cristo e, depois de transformado, nutre nossa carne e nosso sangue, é a própria carne e o sangue de Jesus que se encarnou”. Eis o mistério da fé! Crer na vinda do Filho de Deus, nascido de Maria, é professar a presença única e extraordinária de Jesus no pão e vinho consagrados. E não só. É estar também aberto à Palavra proclamada, ao irmão sedento, àquele que passa fome ou é excluído da sociedade: crer na presença eucarística, tão ardentemente desejada por Jesus, é vivê-la na comunhão fraterna. O pão que desceu do céu constrói a Igreja e fortalece a comunhão dos irmãos, como bem lembra S. Inácio de Antioquia: “Vós estais todos unidos, rompendo o mesmo pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não mais morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro