Reflexão do Evangelgo do dia 06 de Agosto de 2013


Terça-feira – 06 de agosto

Lc 9, 28-36 - Transfiguração do Senhor

         

           A fonte de inspiração e referência essencial para nós cristãos é nossa solidariedade com Jesus, melhor, é a inclusão nele de toda a humanidade regenerada. Assim, seus mistérios, como a Transfiguração, não deixam de ter um significado para nós. S. Beda observa que a “transfiguração aponta de maneira simbólica para algo além dela mesma, conduzindo-nos até à ressurreição final”.

Em nós, desde o princípio de nossa existência, há algo que nos convoca a uma vida divina. No dizer de S. Gregório de Nissa, nós somos o espelho no qual se reflete a única e perfeita imagem que é Cristo. Por isso, em sua humanidade, ele revela o que cada ser humano pode e deve se tornar futuramente, o que faz da Transfiguração um momento sublime da manifestação de que o homem, caído em Adão, em Cristo se reergueu.  A única exigência é que os apóstolos compreendam o benefício de crer sem ter visto e, assim, possam sentir a grandeza de sua glória, da qual já participam. “Ele se manifesta aos filhos da luz, reflete Orígenes, que abandonaram as obras das trevas e se revestiram das armas da luz, pois eles tornam-se filhos do dia e andam honestamente como de dia”.

          O Deus-Homem, em quem habita a plenitude da divindade e a luz divina se concentra plenamente, anseia em partilhá-las conosco. No alto da montanha, contemplando a face do Cristo transfigurado, os Apóstolos se sentem inebriados e, pasmos, querendo perpetuar aquele momento, exclamam: “Façamos três tendas”. Pois, diante deles, encontra-se Jesus falando com Moisés, o grande legislador de Israel, e com Elias, o maior dos profetas.

 Sua humanidade, longe de se evaporar em sua glória, no contato com os Apóstolos, irá permitir que eles contemplem a luz eterna de sua divindade e compreendam que o ser humano, desde sua queda, é chamado a se reerguer, sendo já misteriosamente vencedor dele mesmo na vitória de Cristo. Pois se Jesus é o Messias humilhado e sofredor, ele não deixa de ser também o Filho do homem triunfante que conduz todos ao Reino misericordioso do Pai.  Realidade consoladora e confortante, que leva o Apóstolo Pedro a exclamar: “Rabi, é bom estarmos aqui”. Experiência de união mística com Deus, que leva S. Gregório Palamas a exclamar: “Se o corpo deve tomar parte, com a alma, dos bens inefáveis no século futuro, é certo que também deles deve participar, na medida do possível, desde já”. São as primícias da manifestação final, quando Deus será tudo em todos. Graças à misericórdia divina, os corpos dos bem-aventurados, na medida de sua fé e de suas obras, de sua esperança e de sua caridade, tornar-se-ão semelhantes ao corpo glorioso do Senhor.  

          Portando, a Transfiguração impele-nos a buscar Jesus, com fé e reverência. No alto do monte Tabor, voltando-se para nós, ele engalana-se de luz e prenuncia nosso estado glorioso no céu, onde o brilho da alma, na comunhão com Deus, tornará nossos corpos ressuscitados “gloriosos”, livres dos incômodos terrestres e participantes da glória de Deus. Então, realizam-se as palavras do Apóstolo: “Cristo em vós, esperança da Glória” (Col 1,27).

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro