Reflexão do Evangelho do dia 03 de Agosto de 2013


Sábado – 03 de agosto

Mt 14, 1-12 - Herodes e Jesus

 

         Vindo a conhecer a fama de Jesus, Herodes fica perplexo e temeroso. Ele bem se recorda da interpelação profética de João Batista, revelando e denunciando seu pecado, reconhecido também por ele como um mal real. A voz de João Batista soava ainda aos seus ouvidos, situando-o no horizonte ético-jurídico da Aliança de Deus, que o convocava ao arrependimento e à penitência, em vista da vida irregular que ele mantinha com a mulher de seu irmão Felipe. Desde então, a sua consciência de culpa passa a incomodá-lo, como castigo antecipado.  

Agora, ouvindo falar de Jesus, ele julga que João Batista tenha ressuscitado. E fica alarmado. Escreve Teodoro de Heracleia: “João poderia usar contra ele, de modo ainda mais decisivo, a sua cáustica liberdade de palavra. Motivo para ele de terror e de frustração, pois João trazia a público as suas ações desonestas”. Se Herodes o temia, ele não deixava, no entanto, de respeitá-lo, pois o tinha como grande profeta e servo de Deus. De fato, criticado e perseguido, João Batista não tergiversava, com o intuito de adulá-lo, mas permanecia fiel à vontade de Deus e à sua Lei. 

A situação torna-se dramática. Antes, João Batista, agora, Jesus, que o questiona e apresenta de modo vibrante a exigência ilimitada da fé e do amor a Deus. Enraizado no direito e na justiça, o apelo do Senhor remete à Aliança feita por Deus com o seu povo. Em seu íntimo, Herodes talvez alimente a intenção de mudança e o desejo de uma vida mais coerente, só alcançada pela conversão, da qual ele parece fugir. Um conflito interior o persegue e o atormenta, até mesmo, no momento do julgamento de Jesus.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro