Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 18 de setembro


Reflexão do Evangelho de Quarta-feira – 18 de setembro

Lc 7, 31-35 -  Julgamento de Jesus sobre a sua geração

        

           À guisa de crianças que brincam de “casamento” e “enterro” na praça, umas cantando modinhas alegres, outras não acompanhando; umas entoando lamentações, outras não se interessando, os ouvintes de Jesus, como os de João Batista, mostram-se indiferentes às suas palavras. O Mestre suspira com tristeza e pergunta: “A quem, pois, hei de comparar os homens desta geração?” Segundo o modo semítico de falar, o termo geração adquire diversos sentidos, indicando, no caso presente, um apelo à conversão. Pois àquela geração é chegada a hora de Deus, a hora da graça, tempo propício para festejar com alegria a presença do esposo, que proclama a boa nova do Reino.

Ora, não reconhecendo Jesus como o Messias esperado e desejado, os chefes religiosos chamam-no de glutão e de beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores. Interpretam-no erroneamente. De fato, ao aparecer com as vestes próprias de um profeta, João Batista tinha atraído atenção com suas vigorosas repreensões e enérgico entusiasmo. E lá se encontra Jesus, em meio a eles, com seu modo de agir suave, palavras modestas e pregação tranquila nas sinagogas e praças públicas. Sua atitude acolhedora expressa o sublime desejo de manifestar a misericórdia divina aos que se reconhecem pecadores, instando, porém, mudança de vida por uma sincera conversão, o que Santo Agostinho relaciona com a humildade, “sem a qual não há esperança de salvação”.

         Se a proclamação da boa nova é causa de grande alegria para os que a ouvem, ela não deixa de ser uma advertência para os que a recusam. Para todos vale a exigência: abrir seu coração para Deus. Quem a cumpre integra o desígnio divino de salvação e, na certeza de que o Senhor é amigo dos pecadores, sente uma espiritual impaciência, que o conduz ao soberano Bem, único capaz de saciar suas aspirações e expectativas.  

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro