Reflexão do Evangelho de quarta-feira 14 de setembro





Reflexão do Evangelho de quarta-feira 14 de setembro
Jo 3, 13-17 - Exaltação da Santa Cruz - Jesus, vida e luz
   
    De noite, para evitar a ironia de seus colegas fariseus, Nicodemos vai ao encontro de Jesus, que lhe diz: “Quem não nasce ‘de novo’, ou ‘do alto’, não pode entrar no Reino de Deus”. Com estas palavras, Jesus indica-lhe a necessidade de uma mudança total no seu modo de pensar e agir; não se pode deixar dominar pela realidade material, sem qualquer referência a Deus, pois quem nasce da carne e nela permanece enclausura-se, no dizer dos monges do deserto, no egoísmo, na ganância e na cobiça. Por outro lado, quem acolhe Jesus nasce do alto, “nasce do Espírito e é espírito”.  
    De imediato, Nicodemos não compreende o sentido de suas palavras. Mas ao ouvir Jesus se denominar Filho do Homem e que haveria de ser levantado, como “Moisés levantou a serpente no deserto”, ele começa a entrever o que lhe é sugerido: dirigir-se ao deserto, ou seja, afastar-se de seus esquemas individualistas e tornar-se nômade de Deus. Pois para se chegar ao verdadeiro conhecimento de Deus é preciso, segundo o Mestre, saber ouvir a voz do vento, “que sopra onde quer, você ouve o seu ruído, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai”. Por conseguinte, nascer “do alto” é viver segundo o Espírito, que comporta viver a liberdade, pois “onde está o Espírito aí está a liberdade” (2Cor 3,17).    
Mas por que o Filho do Homem devia ser elevado na cruz? Exatamente, porque sua cruz é presença do amor, força capaz de destruir, pela livre doação de sua vida ao Pai, o muro de separação entre Deus e o homem, entre céu e terra, e dos homens entre si. Em outras palavras, viver segundo o Espírito, nascer do alto, se contrapõe a viver segundo a Lei, que escraviza com “cargas pesadas, postas nas costas do povo”. Então, assim como Paulo, Nicodemos reconhece que Jesus é um “dom” de Deus; segui-lo é saber-se amado por Deus e é responder ao amor com amor, fruto não do esforço humano, mas da graça divina: “A lei que condena, dirá S. Cirilo de Alexandria, se transformou em graça que justifica”. Por fim, as palavras “nascer do alto”, que lhe pareciam tão incompreensíveis, adquirem sentido e passam a significar: liberdade interior; liberdade não filosófica ou política, mas liberdade diante da Lei e das múltiplas determinações casuísticas estabelecidas por eles, doutores da Lei, pelos escribas e fariseus. A propósito, dirá Berdjaev: “A religião de Cristo é religião da liberdade e do amor”.
Iluminado pela fé, os olhos do seu coração se abrem e ele contempla a face humana de Deus, que o acolhe em sua misericórdia para um novo começo, um novo início, uma nova esperança. A paz o envolve, a cruz não mais o escandaliza; torna-se causa do “enaltecimento” de Jesus, em quem ele se sente incluído como filho amado do Pai celestial. Por fim, o diálogo com Jesus torna-se ressonância do êxodo, caminho para a Terra Prometida, na qual Nicodemos foi introduzido para participar da “liberdade dos filhos de Deus”.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro