Reflexão do Evangelho – Domingo, 26 de fevereiro

Reflexão do Evangelho – Domingo, 26 de fevereiro
Mt 6,24-34 - Deus e o dinheiro

       
Jesus está à procura não de servos, mas sim de irmãos e de amigos, que estejam prontos a acolher a dádiva divina, o presente de Deus para nós: o próprio Jesus, seu Filho muito amado. Com divina sensibilidade, Ele nos coloca diante de dois senhores: Deus e o dinheiro, dizendo que “ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Não se pode servir a Deus e ao dinheiro”. Ao ouvi-lo, os doutos da Lei se sentiam incomodados, não só por causa do amor pelo dinheiro, mas porque as palavras de Jesus contrariavam a ideia de muitos de seus compatriotas, que consideravam a prosperidade terrena como sinal do favor de Deus. No entanto, o povo o ouvia cheio de esperança e de suave inquietação.
A liberdade com que Jesus falava, é óbvio, causava espanto e mesmo temor, pois Ele abordava seus discípulos, de maneira singela e direta, com a intenção de levá-los a uma decisão: acolher ou não o Reino de Deus. Caso decidissem por acolhê-lo, deviam estar dispostos a mudar o seu modo de ser e de viver; mudança não apenas aparente, mas profunda e permanente, pois a opção por Deus significava assumir o mesmo estilo de vida do seu Filho Jesus: ser interiormente livre, pobre e simples. Eles bem compreendem que as suas palavras não se reduzem a meras prescrições, mas são indicações de como trilhar um caminho, que não tem término, marcado pelo despojamento e por um serviço, em tempo integral, a Deus e aos seus semelhantes, particularmente, os pobres, pois “são eles, escreve S. Gregório de Nissa, os ecônomos de nossa esperança e guardiães do Reino de Deus”.    
Mestre é aquele que comanda o modo de pensar e de agir do seu seguidor. Por isso, os escribas e fariseus ficam desconcertados, quando Jesus dá a entender que quem se deixa guiar pelos bens materiais, não se coloca totalmente à disposição de Deus e não passa pelos umbrais que conduzem ao Reino dos Céus. Mais tarde, dirá S. João Crisóstomo: “Este não subsistirá e perecerá, inevitavelmente, com suas preocupações, inquietudes e fadigas, mas, ao invés, os que têm Jesus como seu Mestre, são movidos pela esperança e livres de toda inquietação (mérimna), ansiedade e dubiedade, alcançarão a serenidade e a tranquilidade de espírito”. A meta a alcançar é a felicidade de quem participa das bênçãos do Pai, sempre atento às necessidades vitais de seus filhos, que viverão a doçura da convivência humana, na dinâmica inesgotável de seu amor divino.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro