Reflexão do Evangelho - Quinta-feira, 16 de fevereiro

Reflexão do Evangelho
Quinta-feira, 16 de fevereiro
Mc 8,27-33 - Confissão de S. Pedro
        

A caminho das aldeias de Cesareia de Filipe, para introduzir os Apóstolos no mistério de sua missão, cujo objetivo era formar e reconstituir o Povo de Deus, Jesus pergunta-lhes: “E vós, quem dizeis que eu sou? ”. A resposta de Pedro, em nome de todos, é imediata e direta: “Tu és o Cristo de Deus”. 
Momento solene e revelador. Arrebatados ao âmago da vida de oração e de comunhão com o Pai, os olhos interiores dos Apóstolos se iluminam e eles reconhecem nas palavras de Jesus uma aquiescência implícita à sua missão de Servo Sofredor. Com efeito, chamando-o de “o Cristo de Deus”, o apóstolo reporta-se, evidentemente, ao Messias, compreendido não como um rei terreno e político, mas como o Salvador esperado e desejado por todos os homens, pois sua missão se estende para além dos horizontes de Israel e atinge todas as nações. É a realização da esperança messiânica: reunião de todas as gentes num só povo, o povo messiânico. Os gentios acolhidos são mais do que os prosélitos, vindos da Diáspora; compreendem, também, todos os que se converteriam à sua Palavra, proclamada até as extremidades da terra.     
Mas não só. A ação de Jesus vai além da reconciliação dos homens com Deus; estende-se à comunhão dos homens entre si, graças à solidariedade com Ele; melhor, graças à inclusão nele de toda a humanidade regenerada. Bela é a expressão de S. Atanásio: “Deus se fez homem para que o homem se tornasse Deus”. Se a nossa humanidade é a mesma que foi assumida pelo Filho de Deus, então, podemos afirmar que a sua humanidade não é simplesmente semelhante à nossa, mas ela é de fato a que está em nós. Daí a sublime conclusão: nele, nós todos nos encontramos, de maneira que o retorno dele ao Pai já é, em plenitude, a nossa presença junto de Deus. Exclama S. Hilário de Poitiers: “Se o Filho de Deus assumiu um corpo, Ele se fez homem; assim como a Eternidade assumiu o corpo de nossa natureza, nós devemos saber que a natureza de nosso corpo, em Cristo, pode receber o poder da Eternidade”.
 As palavras de Pedro indicam não só a prova pela qual Jesus deverá passar, mas igualmente a fé dos discípulos, que hão de acolher a sua Paixão. É o seguimento da cruz, caminho de renúncia, necessário para encontrar-se com Ele e para decidir-se por Ele. A missão de Jesus alcança o seu escopo, porque no coração do Pai, o povo messiânico participa da perfeita unidade no amor.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro