Reflexão do Evangelho - Terça-feira, 21 de fevereiro

Reflexão do Evangelho
Terça-feira, 21 de fevereiro
Mc 9,30-37 - Quem é o maior?


Uma das características essenciais de Jesus é a sua liberdade para fazer o bem e a firme convicção de ter sido enviado para comunicar a mensagem do Reino de Deus a todos, especialmente aos excluídos: Ele acolhe os pecadores, come com eles; é “um entregar-se nas mãos de pecadores”, fato que torna sua morte dom da salvação e convite para a comunhão com Deus.
 De imediato, os discípulos não o entendem, pois faziam uma ideia menos trágica e mais gloriosa da vinda do Messias. Daí o fato de lhe perguntarem: “Quem é o maior no Reino dos Céus”? Eles não são ainda capazes de ver quem é Jesus; há falta de compreensão; há mal-entendidos a respeito do messianismo. Escreve São Jerônimo: “Pacientemente, Jesus quer agora purificar, por meio da humildade, o desejo de glória manifestado por eles”. Chamando uma criança e colocando-a no meio deles, disse: “Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus”. Paradoxalmente, a verdadeira dignidade diante de Deus é fazer-se a si mesmo pequeno.
Esse caminho espiritual implica uma mudança na maneira de ser e de pensar; é viver como filho do Pai celestial, Oceano de Caridade, pois só sendo seu filho se pode entrar no Reino. Ao tomar uma criança em seus braços, Jesus indica também a necessidade de servir os menores, os mais frágeis e insignificantes da sociedade, depositando no Pai sua confiança filial.
Da mesma forma, exclui-se a possibilidade de alguém se considerar maior que os demais, pois, em Jesus, todos são filhos e filhas amados de Deus, e a todos cabe pertencer à única e mesma categoria que o Pai confere a todos os seus filhos. Nesse sentido, destaca S. João Crisóstomo: “Todos estamos unidos no céu, ninguém é superior a outro, nem o rico ao pobre, nem o senhor ao escravo, nem o que manda ao que obedece, nem o imperador ao soldado, nem o filósofo ao bárbaro, nem o sábio ao ignorante. A todos nós, Deus concedeu graciosamente a mesma nobreza, ao dignar-se ser igualmente chamado Pai de todos”.


Dom Fernando Antônio Figueiredo,ofm


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro