Reflexão do Evangelho de Domingo – 10 de Novembro


Reflexão do Evangelho de Domingo – 10 de Novembro

Lc 20, 2. 34-38: Ressurreição dos mortos

 

         Uma das questões essenciais, colocada à vida humana, é justamente a que se refere à morte. Os saduceus, atendo-se ao Pentateuco, encontravam motivos para negar a Ressurreição dos mortos. O nome saduceu significa “justo” e, por motivo piedoso, “eles afirmam não servirem a Deus na esperança de uma recompensa” (S..Efrem). Querem amar a Deus na pureza do amor, não presos a uma retribuição.  Consequentemente, a vida limitava-se, para eles, à realidade humana e não concebiam nada além do que seus olhos podiam constatar.

         Jesus rejeita de modo enfático tais afirmações, dizendo estarem eles “no erro” e “não conhecerem as Escrituras”, pois estas revelam, desde o começo, o poder do espírito, sopro vital, que impregna a pessoa em todas as suas ações. O espírito, sinal “dinâmico” de vida, foi-nos comunicado como força interior para caminharmos em direção ao infinito, graças à criatividade no pensar e no agir. Mas, para Ele, a imortalidade é mais do que a sobrevivência, é vida feliz junto de Deus. Tornam-se significativas as palavras do bom ladrão: “Jesus, lembra-te de mim quando chegares ao teu reino”.  E a resposta de Jesus comunica-nos esperança e conforto: “Em verdade te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso”.

         Para Santo Irineu a imortalidade não consiste na simples sobrevivência à morte, mas é encontro com Deus. E a vida ressuscitada também não é compreendida como retorno a esta vida terrena, mas ela é apresentada, à luz do monte Tabor, como “transfiguração”. A ressurreição é então vista como intercâmbio vital entre Deus e a criatura humana, hora luminosa, em que somos introduzidos na visão de Deus. Muito a propósito escreve Santo Irineu: “A glória de Deus é a vida do homem e a vida do homem é a visão de Deus”. Também nesse sentido, S. Leão Magno afirma que “no Tabor, Jesus fundava a fé da Santa Igreja, para que ela, Corpo total de Cristo, saiba de qual feliz transformação ela será gratificada, e aos seus membros se dá a esperança de fazer parte da honra que resplandece no Senhor”.

         A morte é momento decisivo, o último ato, graças ao qual o ser humano inicia uma vida plena e intensa que ultrapassa todas as possibilidades da existência terrena. O homem passa a integrar a comunidade celeste, o que leva Santo Ambrósio a descrever a sua entrada na glória como encontro com os amigos da terra e São Jerônimo a afirmar que lá ele estará com pessoas que nunca conheceu, nem tinha ouvido falar, mas que lhe proporcionarão mais felicidade do que o maior amor da terra. Portanto, no supremo amor, a vida eterna não será sempre igual, mas será um crescer constante na comunhão celeste.  

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro