Reflexão do Evangelho de Terça-feira e quarta-feira – 26 e 27 de Novembro


Reflexão do Evangelho de Terça-feira e quarta-feira – 26 e 27 de Novembro

Lc 21, 5-19: A ruína de Jerusalém e o fim dos tempos

        

         Os sinais precursores do fim do mundo, preditos no Evangelho de S. Lucas, são idênticos aos referidos no Evangelho de S. Mateus e S. Marcos. Escreve S. Agostinho: “Todos os três referem-se à resposta dada pelo Senhor aos discípulos que lhe perguntavam quando aconteceria a destruição do Templo por Ele predita e qual seria o sinal da sua segunda vinda, o fim do mundo”. Para evitar mal entendidos, Jesus esclarece que os acontecimentos, nomeados por Ele, não ocorrerão apenas no fim dos tempos, mas se realizarão ao longo da vida cristã ou, na expressão do bispo de Hipona, “eles não cessam de vir até o fim do mundo”. Igualmente, há também uma paulatina preparação para a vinda gloriosa do Senhor, pois a cada momento, os discípulos nascem para uma vida nova, num processo contínuo de assimilação a Ele. É o caminhar de plenitude em plenitude, que permite considerar a segunda vinda do Senhor ou o fim dos tempos não como uma realidade trágica e temerosa, mas como a manifestação plena do supremo amor, participado por todas as criaturas, em suas características próprias.

         Essa transformação é descrita por Santo Irineu de Lyon em termos de um processo de “acostumação” a Cristo. Embora, o fim dos tempos seja considerado o momento decisivo do “assemelhar-se” a Jesus, ele é nosso ingresso definitivo no eterno de Deus, o que nos permite reconhecer que o transcendente e o sobrenatural constituem o coração de nossa vida. Maravilhados, reencontramos Deus nos traços de nossa própria face, de nossa consciência e de nosso coração. Na luz e no amor de sua presença, Ele nos comunica a esperança da salvação e a certeza de nosso crescimento nele pela eternidade afora.    

No que concerne ao fim dos tempos, S. Hilário lembra que “Deus não nos deixa conhecer quando será o fim do mundo. Ele nos oferece largamente um tempo de penitência e de vigilância. Mas como no tempo do dilúvio, esse grande dia virá quando estivermos ocupados em nossas ações e sofrimentos”. Prevê-lo, é impossível. Em meio às transformações e inseguranças, uma certeza se impõe: Cristo como fundamento e sentido do homem e do mundo. Caso contrário, tudo terminaria no vazio e na noite silenciosa da destruição. Naquele dia, elevar-se-á uma palavra de vida, palavra salvadora, convocando-nos à plenitude do amor: é a vinda gloriosa do Filho do Homem.

Portanto, para os seguidores de Cristo, o essencial é sintonizar-se, desde já, com Ele em sua infinita misericórdia. Então, longe de ele ser um momento de temor, o fim dos tempos será o tempo privilegiado das bem-aventuranças, no qual se dará a consolidação de nossa união com Deus e a manifestação do amor fraterno, na verdade e na justiça.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro