Reflexão do Evangelho de Segunda-feira – 18 de Novembro


Reflexão do Evangelho de Segunda-feira – 18 de Novembro

Lc 18, 35-43: Cura do cego de Jericó

        

         Seguido por uma multidão, Jesus e os Apóstolos estão em Jericó e diante deles surge um cego chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, pedindo esmola. “Ao ouvir que era Jesus, o Nazareno, que passava, começou a gritar: Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” Os que caminhavam rumo a Jerusalém, sentem-se perturbados. S. Agostinho observa que “este cego, antes numa boa posição social, caiu em conhecida e célebre miséria, pois não só era cego, mas também clamava: ‘Que eu possa ver novamente’”. O cego persiste, pois reconhece ser aquele o momento especial da graça divina. Por isso, relata o texto que, deixando a sua veste, “ele deu um pulo e foi até Jesus”. Fato que, segundo S. Beda, “simboliza a Igreja primitiva dos gentios os quais, almejando a luz de Cristo, seguem os ensinamentos do Evangelho desnudos, isto é, despidos dos poderes do mundo, o que os torna merecedores da posse do tesouro eterno no céu”.

           O suspiro confiante do cego chega a Jesus, que não passa ao largo, desconhecendo-o, mas pergunta-lhe: “O que queres que eu te faça?”. Realiza-se para o cego o instante tão esperado e desejado, pois o Senhor lhe concede a cura corporal e, em sua bondade misericordiosa, livra-o da cegueira espiritual. Seu coração e sua mente são imediatamente iluminados pela luz divina, que penetra e envolve sua vida. Diante desta passagem, exclama Clemente de Alexandria: “O cego recebe a Cristo, recebe o poder de ver, recebe a luz, o Logos eterno de Deus”. E pondo-se em lugar do cego, diz ele: “Pois até agora eu me encontrava errante buscando a Deus, mas, como tu me iluminaste Senhor, encontrei não só a Deus através de ti, mas também por ti recebi o Pai e transformei-me em teu coerdeiro, e tu não te envergonhas de teu irmão”.   E, examinando-se, conclui: “Ponhamos fim ao esquecimento da verdade, rechaçando a ignorância e a treva, que nos impedem a visão espiritual. Contemplemos a verdade de Deus”.  

          O episódio bíblico se encerra com as palavras consoladoras de Jesus: “Vai, a tua fé te curou”. O cego veio movido pela fé, implorando do Mestre, Rabbouni, a misericórdia. Agora, com os olhos da fé, ele reconhece o que os anjos anunciaram a respeito de Jesus em Belém: Ele é o Cristo, o Filho de Davi, o Senhor. E nós, olhando para o cego, pasmos e extasiados, reconhecemos que ele, movido pelo sopro vital, proveniente do abismo insondável do amor e da sabedoria de Deus, tomou consciência de sua finitude e, pela fé, abriu seu coração à graça divina. A fé o curou no corpo e na alma, levando-o, “sem se subjugar ao mundo”, a se tornar discípulo do Messias: “e ele o seguia pelo caminho”.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro