Reflexão do Evangelho de Sexta-feira – 29 de Novembro


Reflexão do Evangelho de Sexta-feira – 29 de Novembro

Lc 21, 29-33 – Parábola da figueira

        

No centro da parábola está a pergunta, feita pelos Apóstolos, sobre o fim do mundo: “Quando será isso, Mestre?” Para responder, Jesus utiliza a imagem de uma figueira, fonte importante de alimento para os judeus. No seu florescer, ela anuncia a proximidade do verão. S. Hipólito lembra que o “verão significa o fim do mundo, pois é a época em que se recolhem os frutos para guardá-los”. Símbolo do julgamento, ele é utilizado por Jesus para suscitar não o terror, mas para transmitir esperança, mesmo em meio a acontecimentos dolorosos e trágicos. Aliás, Jesus recorre a diversas parábolas tiradas da natureza para nos convidar a discernir os sinais da vinda “do Reino de Deus”. Anúncio muito presente na pregação de Jesus e dos Apóstolos. S. Ambrósio descreve a parábola como uma proclamação esperançosa da vinda do Senhor, pois, diz ele, “o cuidado do agricultor do Evangelho me dá a garantia que a figueira frutificará. Não devemos perder o ânimo, mesmo se os pecadores estiverem cobertos de folhas de figo, como de uma veste enganadora, para esconder sua consciência: as folhas, quando não têm frutos, são suspeitas. Tais eram as vestes dos que foram banidos do Paraíso”. 

         Confiando na Palavra de Jesus, produziremos bons frutos. O próprio Mestre os descreve e o Apóstolo S. Paulo os proclama.  “O Reino de Deus” - escreve o Apóstolo – “é justiça e paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17). Jesus vem cada dia e bate à porta da humanidade. Ele é o Alfa e o Ômega, o começo e o fim de toda a história humana. De sua origem e da sucessão significativa de suas fases até a realização de sua meta. Ainda que o tempo, que precede a vinda do Filho do Homem se estenda, “esta geração”, a humanidade, participará de todo o plano salvífico de Deus: A vinda do Senhor, a redenção e o senhorio de Deus.

A escatologia, ao descrever o fim dos tempos, parece contrastar com a ideia do progresso, bem presente, nos primeiros cristãos, como S. Irineu. Na realidade, não há contradição. A história é vista, por ele, como o desenrolar de acontecimentos, entre os quais temos a vinda, morte e ressurreição do Senhor. Assim, na ambiguidade dos fatos, vigora a força misteriosa da esperança. Neste sentido, S. Irineu falará de um progredir constante na “acostumação” do Senhor. É o processo, pelo qual a humanidade é conduzida, de modo pedagógico, a habituar-se à visão do Senhor, que se manifestará em sua glória no final dos tempos. Portanto, há uma intenção, presente na criação, que lança o cristão na aventura da descoberta de Cristo como sentido da história. E movido por este sentido, objeto da fé, o homem progride na esperança sem, por vezes, discernir a relação entre as Duas Cidades, no dizer de S. Agostinho. Ele se coloca na espera concreta do advento do radicalmente outro, do Filho de Deus. Pois ele assumiu nossa realidade humana, tornando-se parte de nossa história.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro