Reflexão do Evangelho de Domingo – 17 de Novembro


Reflexão do Evangelho de Domingo – 17 de Novembro

Lc 21, 5-19: A ruína de Jerusalém e o fim dos tempos

        

         Os sinais precursores do fim do mundo, preditos no Evangelho de S. Lucas, são idênticos aos referidos no Evangelho de S. Mateus e S. Marcos. Escreve S. Agostinho: “Todos os três referem-se à resposta dada pelo Senhor aos discípulos que lhe perguntavam quando aconteceria a destruição do Templo por Ele predita e qual seria o sinal da sua segunda vinda, o fim do mundo”. Para evitar mal entendidos, Jesus esclarece que os acontecimentos, nomeados por Ele, não ocorrerão apenas no fim dos tempos, mas se realizarão ao longo da vida cristã ou, na expressão do bispo de Hipona, “eles não cessam de vir até o fim do mundo”. Igualmente, há também uma paulatina preparação para a vinda gloriosa do Senhor. No seu poder misericordioso, os discípulos nascem, a cada momento, para uma vida nova, num processo de assimilação sempre maior a Jesus. É um caminhar de plenitude em plenitude. Nessa perspectiva, a segunda vinda ou o fim dos tempos não será uma realidade trágica e temerosa, mas será sim a manifestação plena do supremo amor, participado por todas as criaturas, em suas características próprias.

         Essa transformação é descrita por Santo Irineu de Lyon em termos de um processo de “acostumação” a Cristo. Embora, o fim dos tempos seja considerado um momento decisivo do “assemelhar-se” a Jesus, ele se estende pela eternidade afora. O fim dos tempos será, simplesmente, o nosso ingresso no eterno de Deus. No entanto, preparando-nos para o encontro com o Senhor glorioso, haverá, no transcorrer do tempo, sinais e convites. O próprio Jesus anuncia a destruição do Templo de Jerusalém, que marcará o fim da Antiga Aliança e a renovação do sacrifício oferecido ao Pai.  

No que concerne ao fim dos tempos, S. Hilário lembra que “Deus não nos deixa conhecer quando será o fim do mundo. Ele nos oferece largamente um tempo de penitência e de vigilância. Mas como no tempo do dilúvio, esse grande dia virá quando estivermos ocupados em nossas ações e sofrimentos”. Prevê-lo, é impossível. O essencial é sintonizar, desde já, a vida com o amor benevolente e misericordioso do Pai.

Portanto, para os seguidores de Cristo, o fim dos tempos, longe de ser um momento de temor, ele será o tempo privilegiado das bem-aventuranças. Nele, dar-se-ão a consolidação de nossa união com Deus e a manifestação do amor fraterno, na verdade e na justiça.

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro