Reflexão do Evangelho de Mt 5, 27-32 - Não cometerás adultério - Sexta-feira -13 de Junho
Reflexão do Evangelho
de Mt 5, 27-32 - Não cometerás adultério
Sexta-feira -13 de Junho
Desde
a antiguidade, são considerados importantes o respeito social e a defesa
jurídica do matrimônio. Assim como o fato de matar é censurado por ser o homem
“imagem de Deus”, igualmente o adultério é proscrito por ser Deus santo e por Ele
querer que sejamos templos vivos do Espírito Santo. Natureza e graça não se
opõem, mas, na união de ambas, o homem torna-se capaz de Deus. A lei não é ab-rogada,
mas sim elevada. Portanto, impõe-se preservar, integralmente, a santidade do
matrimônio, o que leva à afirmação do Senhor: “Todo aquele que olha para uma
mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração”.
Ele
condena o fato exterior, também o ato interno, mesmo que este não tenha efeitos
externos, pois é do coração que provêm os maus pensamentos. O exterior e o
interior, atos e pensamentos, o olhar e o coração deverão estar harmonizados,
para que o homem seja reconhecido pela retidão de sua pessoa e pela sinceridade
de suas ações. Para explicitar a necessidade de não haver delongas, Jesus
emprega a hipérbole da amputação física. Ele fala de “arrancar o olho, cortar a
mão e lançá-los para longe”. Cirurgia espiritual proposta para conservar a
pessoa íntegra no juízo final. Ao acrescentar: “e lançá-los para longe”, Jesus
expressa o desejo de extirpar o mal para sempre, sem retorno.
O
discípulo é, assim, colocado diante de uma escolha, de alegria e felicidade com
Deus ou de miséria e tristeza, separado dele. O apelo do Senhor visa sempre à
salvação do homem, particularizado e limitado, porém, com limites que abrangem
os do próprio universo. Jesus é o herdeiro dessa história santa, da história da
salvação, conduzida por Ele à feliz eternidade. Escreve S. Gregório de Nissa:
“Nós somos um espelho quebrado em que a única e perfeita imagem que Ele é se
reflete”. Compreendem-se, então, as enérgicas palavras de Jesus, pois ele
espera que cada um concorra livre e pessoalmente para a realização do Reino, “fim
e cumprimento consumado do homem caído em Adão, mas soerguido por Ele”
(Orígenes).
Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM
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