Reflexão do Evangelho - Quarta-feira 18 de Fevereiro (Início da Quaresma)

Reflexão do Evangelho
Mt 6, 1-6.16-18 - A esmola em segredo
Quarta-feira 18 de Fevereiro (Início da Quaresma)
Período de quarenta dias consagrado à penitência e à preparação para a festa da Páscoa - do latim Quadragesima, nome dado ao primeiro Domingo da Quaresma, por ser o quadragésimo dia antes de Sexta-feira Santa

        Para os judeus, a oração, o jejum e a vigilância eram as colunas mestras da vida religiosa e constituíam os sinais característicos da pessoa piedosa. No tempo de Jesus, porém, muitos os praticavam com o simples intuito de se mostrar justo, sem um correlato interior. Era pura ostentação. Para Jesus, a verdadeira piedade é mais do que parecer bom ou santo. Na paciência do amor, Ele adverte: “Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles”. Ao invés, para evitar uma piedade puramente formal, Ele aponta Deus e os irmãos, como referência essencial das ações humanas.   
Ao ouvi-lo, os discípulos compreendem que a vaidade e a vanglória jamais serão parâmetros de suas atividades. Em suas obras, há de resplandecer a glória de Deus, porque o que fazem é por causa dele e não para serem vistos pelos homens. Comenta S. João Crisóstomo: “Uma pessoa pode de fato dar esmola diante dos homens, sem ter a intenção de ser vista. Como também pode dar esmola em segredo, mas desejando ser vista pelos homens. Por isso o Senhor não considera só o ato de dar esmola em si mesmo, mas acrescenta a vontade presente no ato de dá-la. O que conta mesmo é a vontade que acarreta punição ou recompensa”. A questão crucial é a liberdade optativa, traduzida no exercício de uma busca constante do que é reto, justo e puro, movimento da vontade a caminho da perfeição.    
Nesse sentido, S. Gregório de Nissa pergunta: “Desejas uma glória imortal? Mostra tua vida, no segredo, àquele que é suficientemente poderoso para proporcionar a glória que desejas. Tens medo de uma vergonha eterna? Tema aquele que manifestará tua vergonha no Dia do Julgamento”. Nos primeiros anos da vida da Igreja, um autor anônimo escreve: “Deus reside no segredo do coração e não num lugar secreto. É o próprio Deus que revela o bem realizado nesta vida e, na outra, glorificará quem o fez, pois a glória é de Deus”. 

       Por conseguinte, as exortações e recomendações do Senhor têm um objetivo preciso: conduzir os discípulos à comunhão com Deus para ter, na prática do bem, uma vida simples e despretensiosa no seu amor. No silêncio da alma, “no segredo do coração”, eles se encontrarão com o Filho unigênito do Pai eterno, no qual vivem, com quem rezam, jejuam e dão esmola. Numa fé viva, numa esperança firme e caridade ardente, eles se colocam no coração do plano de Deus, tal como ele se realiza em Cristo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro