Reflexão do Evangelho - Terça-feira 03 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho
Mc 5, 21-43 - Cura da hemorroíssa e ressurreição da filha de Jairo
Terça-feira 03 de Fevereiro

       Jesus olha em derredor e pergunta: quem me tocou? Pedro volta-se e vê o Senhor, no meio de uma multidão, levado pelas pessoas, que se acotovelam ao seu redor, perguntando-lhe: quem me tocou? Como saber? Ao ouvir a pergunta, assustada, uma mulher se prostra aos pés de Jesus e confessa ter sido ela. “Ela sofria de um fluxo de sangue fazia doze anos”, e tinha se aproximado dele por detrás e tocado a orla de suas vestes, pois dizia consigo: “Será bastante que eu toque a sua veste e ficarei curada”. As palavras seguintes de Jesus nos consolam e despertam em nós profunda confiança. Com carinho, o Senhor lhe diz: “Ânimo, minha filha, a tua fé te salvou”.  E ela, libertada, no meio do vivaz burburinho da multidão, afasta-se em paz, com o coração agradecido.
       Com grande frequência, Jesus manifesta o seu poder, “que habitando em seu corpo, observa S. Hilário, dava eficácia às menores coisas, e a ação divina se comunicava às franjas de sua veste. Pois Deus não é divisível nem limitado. Ora, a fé atinge a todos por toda a parte e o poder divino está igualmente em todos os lugares. O fato de assumir um corpo não cerceia seu poder. Pelo contrário, o poder divino assumiu a fragilidade do corpo humano para, justamente, manifestar nossa Redenção. E seu poder é tão infinito, tão liberal, que a obra de salvação dos homens estava presente até nas franjas do manto de Cristo”.
       Nessa mesma ocasião, um pai angustiado, chefe da Sinagoga, aproxima-se de Jesus e lhe pede por sua filha. S. Agostinho vê representado naquele homem, “o povo judeu, enquanto a hemorroíssa estaria representando a Igreja provinda do paganismo”. A ação misericordiosa de Jesus vai além de um único povo, abrange todos os povos, judeus e pagãos, e o seu zelo por todos é grande. Assim, ao chegar à casa do chefe, Ele vê diversos amigos e parentes que lá estavam pranteando a morte da jovem, e lhes diz: “Retirai-vos, todos daqui, porque a menina não morreu: está dormindo”. Esboça-se imediatamente um sorriso irônico em muitos deles, que se afastam, zombando e rindo. Jesus entra no quarto da menina e a toma “pela mão e ela se levantou”. A cura da hemorroíssa torna-se, na filha de Jairo, prenúncio de sua ressurreição e de nossa participação na vida divina.

Jesus perguntou aos Apóstolos não por ignorar quem o tocou, pois bem sabia quem foi. Como também sabe o que se passa no coração daquela mulher e o que sucederá à filha de Jairo. Nada escapa ao seu conhecimento. Ele tudo sabe, tudo vê e a sua misericórdia é infinita!   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro