Reflexão do Evangelho - Segunda-feira 16 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho
Mc 8, 11-13 - Fariseus pedem um sinal do céu
Segunda-feira 16 de Fevereiro

       As palavras de Jesus atraíam todos os que tinham permanecido fiéis à mensagem dos profetas. Os fariseus, embora reconhecessem como essencial à Lei o amor a Deus e ao homem, substituíam o espírito da Lei pelas múltiplas práticas e detalhes insignificantes das tradições cultuais. Afastavam-se assim dos ensinamentos dos profetas e, por isso, sentiam-se em conflito com Cristo, que considerava muito mais importante o amor a Deus e aos homens do que as prescrições estabelecidas por eles. Então, puseram-se a discutir com Jesus, e “para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal vindo do céu”.
A serenidade do Senhor é impressionante, porque não foram poucos os milagres e sinais que Ele já tinha realizado. Que queriam eles? Qual sinal do céu? S. João Crisóstomo responde: “Sem dúvida, pensavam que Ele devesse parar o sol, ou pôr freio à lua, ou fazer cair raios do céu ou transtornar a atmosfera ou algo nessa linha. Seus inimigos talvez pensassem nos sinais que ocorreram no tempo do faraó. Caso pudéssemos responder, diríamos que, naquele caso, tratava-se da libertação da escravidão de um inimigo, daí a razão de tais sinais. Aquele que ali estava, porém, se apresentava como amigo a seus amigos, não tendo necessidade de tais sinais”. Indignado, Jesus nega-lhes o direito de um sinal, “e deixando-os, embarcou de novo e foi para a outra margem”.

         Ao desejarem que Ele autenticasse a sua obra, os fariseus, ao menos indiretamente, estavam reconhecendo a liberdade com que Ele, como os profetas, agia nas interpretações da Lei. Mas seus corações permaneciam distantes e fechados ao grande acontecimento de sua vinda. A intenção deles era simplesmente experimentá-lo e desmascará-lo. Comentando esta passagem, Orígenes exorta seus ouvintes a não terem, como os fariseus, os olhos do corpo fechados ao Senhor. E aconselha-os a contemplá-lo com os olhos do coração. “Se assim o fizerdes, em vossos olhos resplandecerá a brilhante luz do seu olhar e podereis dizer: ‘A luz do teu rosto, Senhor, deixou o seu sinal em nós’”.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro