Reflexão do Evangelho - Segunda-feira 09 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho
Mc 6, 53-56 Curas ao redor de Genesaré
Segunda-feira 09 de Fevereiro

         Uma vez mais, Jesus encontra-se na região da Galileia, mais precisamente, em Genesaré, vasta faixa de terra fértil, situada na planície de Genesaré, na margem ocidental do lago do mesmo nome. Além da multiplicação dos pães e do fato de caminhar sobre as ondas do mar, Ele realiza aí muitos outros milagres. Admirado, o povo o considera mais do que um simples taumaturgo e, maravilhado com os seus ensinamentos, compara-o a Moisés, que com autoridade falava ao povo, no deserto. À mente de todos, surge a questão: não é ele o Messias? O milagre provoca curiosidade e espanto. O povo vê-se diante do inaudito e do estupendo, manifestações do milagre, que os encanta e os inebria, deixando, no entanto, na penumbra, o essencial: o poder salvífico de Deus, manifestado plenamente em Jesus.  
Sinal da ação divina, o milagre atesta o imenso amor de Deus, revelado no mistério do seu Filho Jesus, que nasceu de uma mulher e, no madeiro da cruz, deu a vida por nós. O objetivo do milagre é suscitar a fé, sucedendo mesmo que Jesus não faça milagres em sua pátria por causa da falta de fé dos seus conterrâneos. Urge purificar o coração e a mente, lançando fora, diz S. Agostinho, “a areia dos olhos, pois, para ver a luz, é necessário primeiramente limpá-los”.

       O aspecto exterior, que desperta curiosidade, não é essencial ao milagre, mas ele passa algo importante e impressionante, que nos remete à pregação e aos ensinamentos de Jesus. Evidencia-se nele a filiação literalmente divinizante de Jesus ou, ainda, ser Ele o filho de Deus, no pleno sentido da palavra, eterno e onipotente. Não é de se admirar que até hoje muitos se perguntem sobre quem é Ele, e muitos se espantem, como seus contemporâneos, ao ouvi-lo dizer: “Eu e o Pai somos um”. Para os judeus que, após anos de luta e de sofrimento, tinham superado o politeísmo, eram surpreendentes as suas palavras: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. Para nós cristãos, o milagre atesta a manifestação do poder de Deus e, em Jesus, a sua presença entre nós, como aquele que nos ama e nos torna participantes de sua generosidade e amor. E ao superar as leis do mundo físico, Ele nos coloca diante da liberdade dos filhos de Deus e declara ter início um novo tempo, pois, segundo seu dizer, “chegou para nós o Reino de Deus”.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro