Reflexão do Evangelho - Sábado 07 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho
Mc 6, 30-34 - Regresso dos Doze Apóstolos
Sábado 07 de Fevereiro
      
Logo após ter recebido a notícia da morte de João Batista, os Apóstolos retornam a Cafarnaum. Lá, encontrava-se Jesus rodeado por uma multidão, pois sua fama se espalhara por toda a parte. Os Apóstolos, alegres com o sucesso do que tinham feito e ensinado, são convidados por Jesus a irem a um lugar solitário “para descansar um pouco”. Expressão que também indica seu desejo de dar-lhes um ensinamento pessoal, e que nos faz lembrar as palavras ditas por Ele em outra ocasião: “Virá um tempo em que a verdade dita na intimidade será proclamada sobre os telhados”. Os Apóstolos, dois a dois, tinham ido de cidade em cidade para anunciar o Evangelho e curar os enfermos. Eram como viandantes, desapegados de tudo. Deixavam-se gastar no serviço aos irmãos, agora, terão de reservar o tempo necessário para a prece e para o devido descanso. “E foram de barco a um lugar deserto, afastado”.  
        No entanto, a multidão não abandona o Mestre, segue-o aonde quer que ele vá. Movida talvez por curiosidade ou por gratidão pelos benefícios recebidos. O evangelista S. Marcos registra o fato de ela ter chegado antes de Jesus e de seus discípulos. Ao vê-la, Jesus “teve compaixão dela”, “pois estavam como ovelhas sem pastor”.  

O olhar de Jesus, penetrando o coração dos que lá estavam, reflete a própria solicitude de Deus. Suas palavras então traduzem a atitude do bom Pastor, que cuida do rebanho e vai “até à profundidade da terra para buscar a ovelha desgarrada” (S. Irineu). Jesus quer congregar os que estão longe e reunir, na unidade da fé, os que, porventura, se encontram fisicamente afastados. Todos estão atentos, sua voz lhes soa como a voz de Deus falando no deserto a Moisés e ao povo de Israel. Naquele instante, revela-se aos Apóstolos, mais claramente, o sentido da missão que eles tinham recebido: O olhar misericordioso de Jesus. “E começou a ensinar-lhes muitas coisas”. Seus corações ardiam, e eles sentiam o inacessível de Deus tornar-se presente na discreta e humilde doação de Jesus, em seu abraço generoso e despretensioso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro