Reflexão do Evangelho - Quinta-feira 19 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho
Lc 9, 22-25 -  Condições para seguir Jesus
Quinta-feira 19 de Fevereiro

       Justamente após a profissão de fé do Apóstolo S. Pedro, os discípulos encontram-se diante de um novo enigma. Para espanto deles, Jesus lhes anuncia sua paixão e morte. Perturbados, eles não ousavam sequer pedir-lhe um esclarecimento.
       Ao longo do caminho, Jesus se volta, vê seus discípulos, que deveriam estar prontos a tudo, e diz-lhes: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me”. Jesus não força, nem constrange, mas respeita a livre escolha de cada um. Alguns irão opor-se à sua missão, outros o seguirão. Então, Ele insiste: “Quem quer salvar a vida, vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.  Só quem arrisca sua vida por Ele e se dispõe a segui-lo, pelo caminho do sofrimento e da morte, pode ser seu discípulo. Os Apóstolos devem fazer a sua escolha.
Ao dizer “perder a vida por causa de mim”, segundo Orígenes, não significa só por causa dele, mas “por causa de sua união com Ele”. Então, Orígenes recorda as palavras do Apóstolo S. Paulo: “Fui crucificado junto com Cristo”(Gl 2,19).  

Não obstante sua insistência e firmeza, Jesus não os abandona. Assim, após associá-los à sua paixão e morte, Ele os associa à sua glória, da qual eles participarão quando “Ele vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos”. Agora, uma alternativa se impõe: renegar a Cruz ou gloriar-se nela, ganhar o mundo ou crucificá-lo, amando-o a ponto de oferecer, unidos a Jesus, a própria vida por todos.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro