Reflexão do Evangelho de quinta-feira 28 de janeiro



Reflexão do Evangelho de quinta-feira 28 de janeiro
Mc 4, 21-25 - Como receber e transmitir a mensagem de Jesus


       Para transmitir a mensagem do Reino de Deus, Jesus emprega a imagem da luz ou da lâmpada, bastante familiar ao precursor João Batista. Para os judeus, a luz exprime a beleza interior do homem e é reflexo da glória de Deus, manifestação de sua bondade e verdade. O salmo (104,2) a descreve como a vestimenta em que Deus se envolve e “a sua Palavra é a lâmpada que guia os nossos passos”.
A parábola do semeador, narrada pouco antes por S. Marcos, só é compreendida por aqueles que estão dispostos a receber a Palavra como presença salvadora de Deus, que significa “revelação divina” e, portanto, “iluminação”. Aí aparece Jesus como “a luz do mundo”, luz sem ocaso, sem mudança, jamais eclipsada: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça! ”. É a revelação de Deus em Jesus, que exige conversão, um “ver”, para quem até então estivera cego.
Nesse sentido, observa S. Agostinho: “Se crês que Deus é como a luz, evidente aos olhos (...). Mas se entrasse um grão de areia em teus olhos, para ver, não seria necessário, antes, limpá-los? ”. Por sua vez S.  Sofrônio dirá: “Em nossas mãos, levamos círios acesos para significar a luz eterna daquele que vem a nós. Então, afastam-se de nossa alma as terríveis trevas e somos iluminados com o esplendor de Cristo”.
       Ao chamar seus seguidores de “luz do mundo”, Jesus antevê o bem que o Pai lhes concede, capacitando-os para anunciar e testemunhar seus ensinamentos, guiados pelo calor do amor a Deus e ao próximo. Eles hão de levar essa luz ao mundo inteiro, pois serão dispensadores e não usurpadores da Palavra: “Por acaso, acende-se uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma cama? ”. Clemente de Alexandria se interroga: “Para que serve uma sabedoria que não torna sábio quem é capaz de entendê-la? ”. Quem a recebe, de coração aberto, será cumulado de dons e graças interiores, pois “ao que tem, será dado, e ao que não tem mesmo o que tem lhe será tirado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro