Reflexão do Evangelho do dia 22/09/2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Sábado – 22 de setembro
Lc 8, 4-15 – Parábola do semeador

          Na introdução à parábola do semeador, o evangelista fala-nos que Jesus “saindo de casa, sentou-se junto ao mar”. Ele deseja levar os leitores à compreensão de que Jesus, enviado pelo Pai, saiu de junto de Deus para vir ao mundo. As primeiras palavras da parábola nos sugerem uma ideia semelhante: “Saiu o semeador a semear”. Referem-se a Jesus, o Filho de Deus, que vai à multidão e, no dizer de S. João Crisóstomo, “torna-se mais próximo a nós pela sua Encarnação”.  A semente lançada em terra é ele mesmo que, mediante sua palavra, busca penetrar cada coração e aí criar raízes e dar frutos. S. Cirilo de Alexandria assevera que “Jesus é o verdadeiro Semeador”. Tudo o que há de bom, ele “comunica a nós, terra boa, cuja messe são os frutos espirituais”. 
          Delineia-se a aventura da semente caindo no terreno dos corações humanos. A parábola alcança, então, sua intenção principal: salientar o destino da semente. Proveniente do alto, ela germina de acordo com a qualidade de cada terreno. Com efeito, “uma parte foi lançada à beira do caminho”, terreno “pisado pelos pés de todos”. Escreve S. Cirilo de Jerusalém: “Grão pronto a ser levado pelos pássaros, que são os espíritos imundos”. Outra parte das sementes “foi semeada em lugares pedregosos”. “Não é capaz de criar raízes e logo sucumbe, face à tribulação ou à perseguição por causa da Palavra”. Significa ter uma fé superficial. S. Cirilo volta a dizer: “Não há aprofundamento do mistério e sua piedade é evanescente e sem raiz. Eles são fracos no espírito”. Diz, ainda, a parábola: “outra parte cai entre os espinhos”. S. Jerônimo comenta: “Os espinhos representam os corações dos que se tornam escravos dos prazeres e dos cuidados desse mundo. Sufocam a Palavra de Deus e fragilizam o vigor da virtude”.
Se alguns grãos não têm sucesso, tal fato é superado pelo número vertiginoso do tríplice rendimento do grão que encontra terra boa. Ela produz “fruto à razão de cem, sessenta e trinta por um”. De fato, a luz divina, ainda que vislumbrada através de uma estreita fresta, dilata prodigiosamente a alma. Ela se transforma e, purificada, irradia justiça, paz e alegria espirituais. Ela produz frutos em abundância. Então, escreve S. Vicente de Paulo: “À luz da fé percebereis que os pobres estão no lugar do Filho de Deus que escolheu ser pobre. Tereis os mesmos sentimentos de Cristo e imitareis aquilo que ele fez; ter cuidado, pelos indigentes, consolá-los, auxiliá-los, dar-lhes valor”.
          Na conclusão, diz Jesus: “Quem tem ouvidos, ouça”. Forte, solene e conciso apelo. O terreno corresponde à disposição interior do coração humano. Depende da acolhida dada à sua Palavra. A responsabilidade cabe a cada pessoa em sua liberdade. S. João Crisóstomo destaca que “não tem culpa, nem o lavrador, nem a semente, mas a terra que a recebe, e mesmo assim não por causa da natureza, mas por força da intenção e da disposição”. S. Basílio Magno pergunta-se: “Como compreender as palavras de Jesus: ‘Quem tem ouvidos para entender, entenda?’ É evidente que alguns possuem ouvidos melhores e melhor podem entender as palavras de Deus. Mas o que dizer dos que não têm tais ouvidos? ‘Surdos, ouvi, e vós cegos, vede’ (Isaías 42,118). Expressões todas elas usadas em relação ao homem interior”.                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro