Reflexão do evangelho do dia 05/09/2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Quarta-feira – 05 de setembro
Lc 4, 38-44: A cura da sogra de Pedro

      
       Estando a sogra do Apóstolo S. Pedro doente, Jesus entra em sua casa e dela se aproxima. O médico misericordioso toma a iniciativa. Vai ao encontro da doente e a levanta, tomando-a pela mão. Ao toque de Jesus a febre se afasta. S. Jerônimo exclama: “Que o Senhor toque também nossa mão, para que sejam purificadas nossas obras, que Ele entre em nossa casa, para que nos levantemos para servir”. De fato, o Evangelho narra que, ao entardecer, a sogra de Pedro, já curada, os servia.
Os Santos Padres, a partir deste milagre, exortam a comunidade cristã a estender a mão ao que está caído para levantá-lo, comunicando-lhe novo ânimo. Estender a mão é ir ao que está aflito e angustiado ou acorrentado às realidades materiais e comunicar-lhe a Boa-Nova do Evangelho, a fim de que ele possa, pelo sacramento da confissão, especialmente pela Eucaristia, receber “o fogo do amor divino na sua alma e no seu corpo”. Todo aquele que se deixa tocar pelo amor de Jesus, manifestado em seus seguidores, embora caído, ergue-se e está pronto a servir o pão da misericórdia e da bondade aos seus semelhantes. O amor e a liberdade, infinitos em Jesus, constituem a força necessária para a construção de um mundo fraterno, responsável e solidário.
       Após a cura da sogra do Apóstolo, os vizinhos e habitantes da cidade “trouxeram a Jesus todos os que estavam enfermos e endemoninhados”. Diante desse fato, S. Maximo exclama: “Quanto mais eficaz aquele que cura, tanto mais importuno se torna o sofredor”. Embora os milagres não sejam sua meta principal, a misericórdia de Jesus é inesgotável: “Impondo as mãos sobre cada um, curava-os”. Pois o objetivo de sua missão é a pregação da Palavra de Deus e o estabelecimento do Reino de Deus, tantas vezes, publicamente, manifestado por ele.
Ao raiar do dia, como era seu costume, ele saiu e foi para um lugar solitário, pondo-se em oração. Jesus passa horas e noites inteiras em oração, em perfeita comunhão com o Pai celestial. Atitude, que se torna um forte apelo à conversão, pois a oração é fonte de vida divina. Só se tem uma relação pessoal com o Deus vivo, caso haja uma prática constante de oração, alimentada pela certeza, que nos encoraja e nos revigora interiormente, de que o Senhor existe e nos ama. Não estamos sós, perdidos ou largados, diante do nada ou da incerteza. Na oração, reconhecemos que existe um outro, o nosso Deus, ao qual nos achegamos e com o qual, unidos a Jesus, mantemos profunda intimidade.
       S. Agostinho observa que a oração não é um ato humano que traz Deus a nós, pois “ele é mais íntimo a nós que nós a nós mesmos”. O objetivo da oração é avizinhar-nos dele e, pelo diálogo, tomar consciência da sua presença amorosa em nossa vida. Então, no sussurro mais puro de nossa intimidade, brota de nossos lábios a prece: “Senhor tudo está em Ti, eu mesmo estou em Ti, acolhe-me!” 
                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro