Reflexão do Evangelho do dia 06/09/2012


Reflexão de Dom Fernando Antônio Figueiredo para:
Quinta-feira – 06 de setembro
Lc 5, 1-11:  Vocação dos primeiros discípulos
      
       O fato de Jesus mandar lançar as redes ao mar e o resultado da pesca são reconhecidos por S Agostinho como sinal da “obra de Jesus e da própria Igreja no tempo presente”. Da barca de Simão Pedro, Jesus fala à multidão. Gesto muito significativo, não só para entrever a posição de Pedro em sua Igreja, mas também para indicar a missão daqueles simples pescadores, que se tornariam pescadores de homens. S. Ambrósio observa: “Jesus subiu ao barco de Pedro, barco em S. Mateus sacudido pelas vagas do mar e, agora, em S. Lucas repleto de peixes, para que tu reconheças os inícios frágeis da Igreja e seu desenvolvimento ulterior. Os peixes representam os homens que fazem a travessia dessa vida”. S. Agostinho comenta a passagem, lembrando que os apóstolos “receberam de Jesus as redes da palavra de Deus e a lançaram no mundo, como num mar profundo, e recolheram todo número de cristãos que com estupor vemos hoje”. Continua ele: “As duas barcas simbolizam dois povos: os judeus e os pagãos, a sinagoga e a Igreja, os circuncisos e os incircuncisos”. Assim, a presença de Jesus na barca torna-a símbolo da Igreja, cuja missão é anunciar o Evangelho a todos os povos.
       Durante a noite toda, os Apóstolos tinham-se fatigado, sem nada apanhar. Mas, à voz do Senhor, as redes enchem-se de peixes e o apóstolo S. Pedro exclama: “Afasta-me de mim, Senhor, porque sou um pecador!” Responde-lhe Jesus: “Não tenhas medo! Doravante, tu serás pescador de homens”. Importante é manter-se unido ao Senhor e ser obediente à sua Palavra. Então, o Apóstolo poderá lançar a rede do ensinamento evangélico e o resultado será, sem dúvida, frutuoso. Como Pedro, os posteriores evangelizadores deverão aderir à presença secreta e revelada do Filho de Deus, nascido de Maria. A comunhão com ele é verdadeira vida. S. Irineu de Lyon professa: “Uma vida sem eternidade é indigna do nome de vida. Verdadeira é só a vida eterna”.
 S. Cirilo de Alexandria reconhece que, através dos tempos, “a rede continua a ser lançada, mas é Cristo que a enche, pois só ele chama à conversão os que, segundo a Palavra das Escrituras, se encontram nos abismos do mar, isto é, nas ondas tempestuosas das coisas do mundo”. O Senhor convoca, recolhe e confere uma identidade precisa a quem o segue. Experiente pescador, diante do resultado da pesca, Pedro fica estupefato e o assombro toma conta de sua alma.  Dá-se, então, seu indizível encontro com Jesus, o Filho de Deus, e ele coloca-se a serviço dele e de sua poderosa Palavra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro