Reflexão do Evangelho de Domingo - 02 de Fevereiro

Reflexão do Evangelho de Domingo -  02 de Fevereiro
Lc  2, 22-32 Apresentação do Senhor no Templo
        
         As palavras iniciais, “concluídos os dias da sua purificação”, são uma proposição circunstancial, utilizada pelo Evangelista para mostrar a conformidade legal da Sagrada Família e, ao mesmo tempo, para anunciar aquele que “veio para cumprir a Lei e os profetas”. O cumprimento não se limita à observância material da Lei, pois, nestas palavras, condensam-se todos os momentos da história salvadora. Em Jesus a Lei encontra seu verdadeiro sentido, “segundo o Espírito”, que inspirou profeticamente Moisés.
“Levaram-no a Jerusalém para apresentar ao Senhor”. O pequeno menino, nos braços de sua mãe, é levado ao Templo e o antigo Israel de esperança, Simeão, “toma-o em seus braços”.  Momento solene, esse Menino é a glória de Israel e presença da luz e salvação para as nações, cujo preâmbulo é a sua apresentação no Templo. Exclama S. Sofrônio: “Corramos ao encontro do Senhor, os que com fé celebramos e veneramos o seu mistério, vamos todos com alma bem disposta. Ninguém deixe de participar desse encontro, ninguém deixe de levar sua luz. Levamos em nossas mãos círios acesos, para significar o resplendor divino daquele que vem a nós. Ele faz que tudo resplandeça e, expulsando as negras trevas, tudo é iluminado com a abundância da luz eterna”.
 A criança é o “Primogênito”, por excelência, de Deus e de sua mãe. O ungido do Senhor, oferecido a Deus, é o Santo, nascido da virgem por força do Espírito Santo. Dele procede para todos os homens, de todos os tempos, a purificação perfeita. Orígenes dirá “que a purificação não é só fruto de Jesus, mas também de Maria: ela está associada ao seu Filho fisicamente, pois ela “O traz” e “O leva” e Simeão anuncia que ela comungará dos sofrimentos da Redenção. A purificação é de ambos, mesmo se Jesus seja o único Salvador, o Santo e o Redentor”.
Na Apresentação desvela-se o mistério antes oculto. Simeão anuncia profeticamente que Ele é “causa de soerguimento para muitos homens, a luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel”. Simeão torna-se, no dizer de S. Agostinho, “um desses pequenos a quem é prometido o Reino”.  Pois, continua S. Agostinho, “o justo Simeão viu-o também com o coração, pois o conheceu recém-nascido; e viu-o igualmente com os olhos porque o tomou entre os braços. Vendo-o de um e de outro modo, reconhecendo-o Filho de Deus e abraçando o gerado da Virgem, deu seu último suspiro: ‘Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram a tua salvação”. Eis o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, “aquele que sustenta a nossa fraqueza e corrige a desordem presente em nossas almas” (S. Basílio|). As palavras de Simeão também expressam luta, dificuldade e morte: “e a ti, uma espada traspassará tua alma”. Maria bem compreendeu, nós igualmente. Só na dor, pode-se apresentar o Menino como sinal de salvação para as nações.


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro