Reflexão do Evangelho de Sexta-feira – 31 de Janeiro

Reflexão do Evangelho de Sexta-feira – 31 de Janeiro
Mc 4, 26-34: Parábola da semente que germina por si só
        
          Em todas as parábolas do Reino, Jesus destaca que a iniciativa é sempre de Deus.  Apesar de que os meios sugeridos sejam bem simples: fermento, semente, os resultados são extraordinários. A propósito, comenta S. Ambrósio: “O Reino cresce em silêncio com os bons pensamentos humanos” e, nesse mesmo sentido, S. Gregório Magno fala da semente, que semeada no coração, “permite-nos conceber bons desejos”. “O seu crescimento é constante: no início, quando começamos a fazer o bem, somos ainda erva, mas quando progredimos na prática do bem, crescemos e chegamos a ser espigas. Finalmente, já sólidos na prática do bem, alcançamos a perfeição e, como espigas, seremos grãos maduros”.
          Contando parábolas, Jesus sugere aos seus discípulos a forma discreta e humilde de como se instalará o Reino de Deus ou a sua realeza sobre o mundo. Deus já está presente entre nós, agindo e transformando nossa história. Em Jesus, a grande novidade é que o Deus vivo age agora, superando tudo quanto se deu até então, e o seu Reino não é só iminente, mas já lá está ao nosso alcance.  A questão é aceitá-lo ou não, é deixar a semente produzir seus frutos ou abafá-la. Ela nada produzirá, se permanecermos presos ao sentido literal e imediato de suas palavras. Faz-se necessário percorrer o caminho da semente ou da palavra em nosso interior para, pouco a pouco, alcançar o sentido espiritual da mensagem. Então os horizontes da nossa alma se tornarão amplos e, na descoberta da beleza e grandeza dos ensinamentos do Senhor, uma força transformadora e renovadora agirá em nossa vida. O caminho poderá ser árduo, mas teremos sempre a centelha da inextinguível luz divina, comunicada pelo Pai, guiando-nos e trazendo-nos consolo e alegria. Eis o novo nascimento dos discípulos de Jesus, fecundados e animados pela semente do amor!  
          O método é singelo. O que importa é a presença constante e atuante de Deus e, de nossa parte, a acolhida. Pois ao dizer que ela “germina e cresce, sem que nós saibamos como”, Jesus quer significar que o Reino é sempre obra de Deus. Com uma exigência: auscultar nosso próprio coração para captar, no seu interior, a verdade presente em cada parábola. Não é possível alcançá-la no burburinho das paixões. Ela só é atingida no silêncio, não no calar-se, mas no desprendimento dos diferentes sentidos relativos à descrição de um fato usual do cotidiano. Então, a divina Sabedoria nos toca e, cativados pelo Senhor, na paz e serenidade, saboreamos a verdade transmitida em cada texto e em cada parábola. Sem desprezar seu sentido literal, chegamos ao coração mesmo da mensagem, ao sentido espiritual que nos identifica a Jesus e nos leva a aderir ao plano de Deus, em nossa própria vida.  No início pequena e frágil, a semente cresce e seus frutos serão belos e variados. É o despontar do Reino de Deus “presente em meio a nós”, que nos atrai e nos leva à prática, quais frutos maduros, do bem e das virtudes. Identificados ao Mestre, que nos regala com seu infinito amor, uma certeza nos anima: “O Reino de Deus está em nós”.  


Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão do Evangelho de Lc 9, 51-56 - Jesus não é acolhido pelos samaritanos - Terça-feira 30 de Setembro

Reflexão do Evangelho de Jo 7,37-39 - Promessa da água viva - Sábado 07 de Junho

Reflexão do Evangelho de Lc 11, 5-13 – A oração perseverante (amigo importuno) - Quinta-feira 09 de Outubro